Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Após pressão, Piauí deve recuar de decreto que previa fechamento do comércio

O Governo do Estado divulgou nota na manhã desta terça-feira (23) comunicando que, a partir das 18h, membros do Comitê de Operações Especiais (COE), vai avaliar medidas de “restrições necessárias para a contenção do coronavírus no Piauí”. O Governo vem sofrendo pressões de setores da sociedade desde a segunda-feira (22) após a divulgação de medidas mais rígidas,  como a suspensão de serviços não essenciais e das aulas da rede pública e privada. O decreto ainda não foi publicado.

O governador Wellington Dias (PT) gravou um vídeo comentando a situação. 


Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A nota do governo alega que membros do governo estão, ao longo de todo o dia, dialogando com vários setores, considerando os riscos e as diversas situações de cada ambiente.

As medidas somente serão anunciadas oficialmente após esta reunião do COE ampliado. É importante ressaltar que novas ações mais rígidas que podem ser tomadas, tem como objetivo evitar o colapso na saúde e interromper o ciclo de transmissão do vírus no estado.

Em um áudio compartilhado em uma rede social, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, afirma que o governador não vai decretar "lockdown" no estado após ter ouvido reinvindicações de diferentes setores. Ele comenta ainda que a fiscalização será mais rigorosa. 

“Após avaliações e estudos, ele (governador) achou que a melhor solução é não fazer lockdown, mas fazer uma fiscalização mais rígida, intensa. Terá restrições? Sim, pois o momento é grave. Mas os comerciantes e empresários vão desenvolver dentro da responsabilidade que o momento requer a sua atividade econômica. Essa é uma decisão que eu tenho certeza que o piauiense, bem como o teresinense, vai abraçar. Agora, é com fiscalização dura, com a punição daqueles que extrapolarem e colocarem a sociedade em risco”, comentou.