Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Viatura da Sejus é apreendida em fiscalização da PRF com pneus carecas

Uma viatura da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) foi apreendida durante uma fiscalização em um posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado na BR-316, zona Sul de Teresina, na tarde desta quinta-feira (15). De acordo com a PRF, o veículo estava sem placas de identificação, em mau estado de conservação e não possuía licenciamento.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a viatura pertence ao sistema prisional e fazia a transferência de uma detenta no momento da abordagem da PRF. Por conta das péssimas condições do veículo, incluindo cinco pneus impróprios para uso, o veículo foi retido e só será liberado mediante regularização.

Viatura da Sejus foi apreendida pela PRF. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

Em nota, o Sinpoljuspi informou que irá enviar um ofício à Superintendência da PRF solicitando uma fiscalização rigorosa das viaturas do sistema prisional que trafegam pelas rodovias do Estado. Além disso, o presidente do sindicato, José Roberto, também comunicou que enviará um ofício ao Ministério Público Estadual para que sejam adotadas providências junto à Sejus para que os problemas de documentação e manutenção das viaturas sejam sanados.

Sobre os veículos adquiridos recentemente com recursos do Ministério da Justiça, por meio do Fundo Penitenciário Nacional, o presidente do Sinpoljuspi esclarece que a categoria não possui agentes habilitados para conduzir tais veículos. "Essas viaturas novas, poucos agentes possuem CNH compatível para conduzir. Todo veículo, ambulância e de polícia, deve ser conduzido por pessoas habilitadas com categoria D e é obrigação do Estado qualificar o servidor, e não somente entregar um veículo de médio ou as vezes de grande porte e não qualificar o servidor", alerta o presidente do Sinpoljuspi.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí informou que a gerência da Penitenciária Feminina de Teresina solicitou e está sendo providenciada a regularização do licenciamento do veículo da unidade. "A gerência do presídio destaca que a Secretaria de Justiça tem dado total suporte no tocante à renovação da frota de veículos do sistema prisional, tendo, inclusive, entregue 21 novas viaturas no último ano", diz o texto.