Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Preso sofre tentativa de homicídio dentro da Casa de Custódia

Um preso da Casa de Custódia, identificado como Maicon Araújo de Moura, sofreu uma tentativa de homicídio na manhã de hoje (06), durante o banho de sol. Presos o atacaram com um vergalhão, mas ele foi socorrido com vida e encaminhado em estado grave para HUT. A informação é do diretor de assuntos sindicais do Sinpoljuspi, Jefferson Dias.

De acordo com ele, Maicon dividia a cela C do pavilhão E com mais 12 presos, e alguns já tinham rixas antigas, desde antes de darem entrada no presídio. “São dois problemas principais: muitos deles já chegam aqui com inimizades e são colocados para dividir um espaço que já está pequeno para abrigar todos”, explica Jefferson, referindo-se à superlotação da Casa de Custódia.

O presídio, segundo o Sinpoljuspi, tem capacidade para abrigar 330 presos, e, atualmente, está com mais de 900, atingindo o triplo do que realmente suporta.

Sobre o estado do preso atacado, o agente Jefferson informou que ele foi encaminhado inconsciente para o HUT, com várias perfurações nos membros superiores, e teve que passar por uma cirurgia. “O último boletim que recebemos nos disse que ele estava em coma e em observação, e que seu estado era bastante delicado”, finaliza o agente.

Os agentes penitenciários fizeram uma varredura na Casa de Custódia à procura de materiais cortantes e outros objetos que pudessem ser usados como arma. Não houve agitação no momento da tentativa de homicídio, e todos os presos já estão de volta às celas.

Em nota, a Secretaria de Justiça informou que está abrindo procedimento administrativo para investigar a agressão ao preso Maicon de Moura. A Sejus ressaltou que já identificou os suspeitos da ação e providenciou todo o atendimento ao detento após o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

"A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que está abrindo procedimento administrativo para investigar a agressão a detento da unidade, ocorrida nesta quarta (6). A Gerência ressalta que já identificou os suspeitos da ação, que aconteceu no Pavilhão E. A Gerência frisa que, após o ocorrido, o detento agredido recebeu atendimento médico imediato e foi encaminhado para unidade hospitalar, onde passou por cirurgia".