Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Estudante de medicina condenado por estupro chega ao Piauí após extradição da Argentina

Atualização

O ex-estudante de medicina, Marcos Vitor Aguiar Dantas, foi encaminhado, por volta das 9h30 desta quinta-feria (09), ao Fórum Criminal de Teresina onde deverá passar por audiência de custódia. Após chegar em Teresina, o ex-estudante, que foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável contra duas crianças, já passou por exame de corpo delito e, em seguida, foi conduzido à Central de Flagrantes para a lavratura do auto de prisão.

Após sair da Central de Flagrantes, Marcos Vitor tentou esconder o rosto com os cabelos até entrar na viatura da Polícia Civil. Ele havia deixado o cabelo e a barba crescerem no intuito de mudar a sua aparência enquanto esteve foragido. Por questões de higiene e saúde, o preso deverá ter os cabelos raspados ao ingressar no sistema prisional. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em entrevista ao O DIA, o delegado Tales Gomes, da Gerência de Polícia Especializada (GPE), explicou que não há possibilidade de Marcos Vitor ser solto na audiência de custódia, pois a sua prisão é decorrente de uma condenação.

"A principal finalidade da audiência de custódia é avaliar a questão da legalidade da prisão e se o preso sofreu maus tratos. Ele vai ter a oportunidade de alegar [ter sofrido maus tratos], caso isso tenha ocorrido. O mandado de prisão é por condenação e não há hipótese dele ser solto na audiência de hoje. Ele vai ter que cumprir pena", explica o delegado.

Após a audiência de custódia, Marcos Vitor será encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena de 33 anos de prisão por ter cometido o crime de estupro de vulnerável contra uma irmã e uma prima. Por se tratar de crime sexual, o ex-estudante deve ficar separado da maioria dos presos e cumprirá a pena em uma ala com outros detentos com envolvimento na mesma tipificação penal.

Matéria original

O ex-estudante de Medicina, Marcos Vitor Aguiar Dantas, que é acusado de estuprar a irmã e uma prima, desembarcou em Teresina por volta das 3 horas da madrugada desta quinta-feira (09), após processo de extradição. Ele havia sido preso no dia 19 de janeiro na cidade de Mar del Plata, na Argentina, após ser condenado a 33 anos e 8 meses de prisão por crime de estupro de vulnerável.


Leia mais:

"Só a condenação não traz justiça", diz mãe de criança abusada por Marcos Vitor 

Polícia realiza diligências para prender Marcos Vitor após mandado de prisão 

"Se aproveitava da confiança", diz mãe de criança abusada desde os 5 anos em Teresina 


O desembarque aconteceu no Aeroporto Petrônio Portela e foi acompanhado por policiais das Forças Estaduais de Segurança de Pública. Após chegar a Teresina, Marcos Victor foi encaminhado até o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de corpo de delito, e, de lá, seguiu para a Central de Flagrantes, onde permanece detido aguardando audiência de custódia.


Foto: Divulgação/Polícia Civil

Entenda

Marcos Vitor Aguiar Dantas estava foragido desde outubro de 2021, quando foi denunciado por ter estuprado a irmã e uma prima em crime cometido aqui em Teresina. Mesmo tendo fugido, ele foi condenado a 33 anos e 8 meses de prisão por estupro de vulnerável. Conforme a denúncia feita pela mãe de uma das vítimas, Marcos teria cometido os abusos durante pelo menos 5 anos.

Foragido, o nome do acusado entrou para a lista de procurados pela Interpol e ele acabou sendo localizado em janeiro deste ano na cidade argentina de Mar del Plata. As investigações apontaram que ele estava residindo em Buenos Aires e que vinha usando documentos falsos.


Aguarde mais informações.