Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Eleições: 1.600 policiais de Teresina reforçam segurança no interior do PI

As cidades do interior do Estado estão recebendo mais reforços na segurança por conta das eleições municipais que ocorrem neste fim de semana. Segundo a Polícia Militar, já foram deslocados cerca de 1600 policiais de Teresina para atuarem nos locais de eleição e no patrulhamento ostensivo pelo Piauí, sendo 1400 praças e mais 200 oficiais. A maioria deles embarcaram hoje (29), e devem retornar apenas na segunda-feira (03).

Foto: Divulgação/PM

Com o clima político mais acirrado, alguma cidades do Piauí solicitaram a presença de reforço mais cedo. Na primeira fase de distribuição, cerca de 400 policiais foram encaminhados para o interior na terça-feira (27). Segundo o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, as cidades de Pedro II, Luzilândia, Fronteiras e Paulistana manifestaram necessidade de controle policial por conta do acirramento.

"Os juízes eleitorais estão sempre monitorando com a gente, e nos casos de maior acirramento é alertado e a gente consegue deslocar o efetivo para fazer a segurança e reforçarem os batalhões das cidades. Fora isso, o efetivo é distribuído de acordo com os locais de votação, por exemplo, na região de Picos são cerca de 509 locais e a gente precisa considerar isso", explicou o coronel. As regiões das cidades de Picos, Campo Maior e Piripiri devem receber o maior reforço do efetivo. 

Em Teresina, a segurança conta com 550 policiais militares distribuídos pelos locais de votação, além de mais 800 quem atuam na segurança ostensiva através dos Batalhões de Polícia Militar, para o controle e atendimento de ocorrências que venham a acontecer durante a fase final das eleições.

As equipes consideradas reservas também foram ativadas para a segurança no Piauí. Segundo o subcomandante da PM, os batalhões especiais do BOPE, RONE, CHOQUE, Cavalaria, Canil e patrulhamento aéreo devem atuar em Teresina, e caso haja maior acirramento pelas cidades do interior, eles podem ser deslocados para atender a demanda.