Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Detento morre após ser perfurado com um espeto de ferro na Casa de Custódia

Uma briga dentro da Casa de Custódia, agora Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, terminou na morte de um detento. A vítima, identificada como Israel Jorge Leite, de 26 anos, foi perfurado cerca de 20 vezes nas costas por um espeto de ferro. O caso aconteceu na manhã deste sábado (14), durante o horário banho de sol dos detentos. 


Suposta arma do crime. Foto: Divulgação

De acordo com Vilobaldo Carvalho, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretária de Justiça do Piauí (SINPOLJUSPI), um dos agentes percebeu uma movimentação estranha no pátio e acionou os outros agentes. “Foi rápido. Quando os agentes chegaram lá o detendo estava sangrando. Encontramos o espeto de ferro, que foi retirado da própria estrutura da penitenciária”, conta. 

O detento foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas, devido a grande perca de sangue, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Israel Jorge Leite estava na casa de Detenção de São Raimundo Nonato. O detento foi transferido para Penitenciária Professor José de Ribamar Leite em Teresina, na última quinta-feira (12). 

Segundo Vilobaldo, a penitenciária conta com poucos agentes em um cenário de superlotação de detentos. “Estamos investigando para descobrir o autor do crime. São cerca de 270 presos em um pavilhão que tem vaga para 60”, completa.