Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Curso da Polícia de Miami vai melhorar investigações no PI, diz Fábio Abreu

O secretário de Segurança Pública do Piauí, capitão Fábio Abreu, afirmou nesta sexta-feira (29) que as investigações de crimes de homicídio no estado devem ser agilizadas a partir da aplicação do protocolo adotado pela Polícia Civil de Miami.

Diversos policiais e delegados da Polícia Civil participaram de um curso intensivo ministrado por instrutores norte-americanos, da Polícia Civil de Miami. Alguns policiais militares também participaram do curso, que teve início na última segunda-feira (25), e foi promovido por meio de uma parceria da Secretaria Estadual de Segurança Pública com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Profissionais da Polícia Civil de Miami foram homenageados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (Foto: Moura Alves / O DIA)

Para Fábio Abreu, além da incorporação de conhecimento por parte da Polícia Civil do Piauí, o curso permitiu um intercâmbio de conhecimentos, uma vez que, segundo o secretário, algumas das boas práticas adotadas no estado também devem ser aproveitadas pelos policiais norte-americanos.

A delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da SSP, considera que o curso foi extremamente importante para aperfeiçoar o trabalho de investigação dos homicídios, mas também para intensificar o enfrentamento e a prevenção deste tipo de crime.

Delegada Eugênia Villa ressaltou importância da presença de mulheres nas Polícias (Foto: Moura Alves / O DIA)

O secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, concede entrevista à imprensa na solenidade de encerramento do curso ministrado por profissionais da Polícia Civil de Miami (Foto: Moura Alves / O DIA)

"Eu pude participar de alguns treinamentos, e acredito que o mais enriquecedor foi a assimilação do modo de agir da Polícia norte-americana. As tecnologias que eles têm, sobretudo na questão das políticas de segurança. É preciso a gente avaliar nossas ações, nossas práticas, para que a gente possa avançar. Então, eu vi aqui várias metodologias que a gente pode, sim, copiar", afirmou a gestora.

Eugênia Villa acrescenta que os ensinamentos da Polícia de Miami serão incorporados ao Plano Estadual de Segurança Pública, que deve ser lançado em dezembro deste ano, e contará com diretrizes que deverão ser aplicadas durante os próximos dez anos.

A elaboração do Plano de Segurança está sendo feita em conjunto por gestores da SSP, da Secretaria de Planejamento, da Superintendência de Relações Institucionais e Sociais e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

"Os métodos que eles nos repassaram são muito parecidos com os nossos. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas alguns pontos podem ser melhorados", concluiu Fábio Abreu.