Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

CipTran está com mais de 260 laudos de perícia de trânsito atrasados

Um motorista, que prefere não se identificar, denuncia que os laudos de perícia de trânsito estão demorando para serem liberados. Segundo ele, o acidente envolvendo seu veículo ocorreu no mês de janeiro; porém, até agora, o laudo não foi concluído, quando o prazo para entrega do documento deveria ser de 30 dias.

Foto: Moura Alves/ODIA


Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 500 acidentes, sendo que, no mesmo período de 2015, foram registrados 520 colisões entre veículos. Em janeiro deste ano, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CipTran) registrou 139 acidentes; em fevereiro, foram 112; em março, 127 acidentes e em abril 125 acidentes. Já em 2015, foram notificados 106 acidentes em janeiro; 115 em fevereiro; 150 em março e 149 acidentes em abril.

De acordo com o comandante da CipTran, major Iran Moura Soares, cerca de 260 laudos estão aguardando a conclusão para serem liberados, de janeiro a abril deste ano, além de 130 que estão fora do prazo. Ele explica que a demora em concluir e liberar os laudos periciais de trânsito é devido ao aumento da procura pelo serviço, que cresceu consideravelmente.

“O que acontece é que o número de pessoas que não estão entrando em consenso no local do acidente aumentou e, automaticamente, eles recorrem à perícia para poder entrar na Justiça. Ou seja, a procura pelas perícias aumentou, o que acabou sobrecarregando a sessão de acidentes”, disse.

O major explica ainda que muitos laudos periciais estavam atrasados desde setembro do ano passado e a quantidade de profissionais trabalhando no setor, apenas sete funcionários, não é suficiente para atender à demanda.

“Estamos com laudos atrasados de janeiro até abril, não todos, mas uma grande maioria”, disse, acrescentando que o prazo para entrega do laudo é de 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, segundo lei federal. O comandante da CipTran afirmou que irá providenciar a conclusão e regularização dos laudos de perícia de fitrânsito em um prazo de 30 dias.

Como acionar a perícia

Quando houver acidente com danos materiais, é preciso ligar para o 190 e solicitar uma viatura no local. Os policiais farão um levantamento sobre o acidente e o conteúdo será encaminhado para o setor especializado do órgão para que seja digitalizado e desenhado.

O solicitante deve acionar, através de requerimento, a perícia da CipTran, que fica localizada na Rua Junqueira, S/N, bairro Redenção, zona Sul de Teresina, próximo ao Detran. A partir deste momento, a sessão de acidentes irá separar a ocorrência e dará início à confecção da perícia, que será expedida pela CipTran. O prazo é de 30 dias, prorrogado por igual período. Quando existe acidente com lesão corporal ou morte, quem expede a perícia é o Instituto de Criminalística.

“Há casos em que é preciso fazer uma reavaliação do local de acidente para poder emitir o laudo. A demora que observamos é por conta do número de procura por esses laudos periciais. Por exemplo, se tinham 500 acidentes, apenas 30 procuravam os laudos, porque anteriormente as partes entravam em acordo e cumpriam. Porém, observamos que esses acordos não estão mais existindo e estão procurando muito mais os serviços da perícia para poder recorrer ao judiciário”, finaliza o major.