Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Adolescentes tentam iniciar motim no Complexo de Defesa da Cidadania de Picos

Uma tentativa de fuga frustrada terminou com uma rebelião no Complexo de Defesa da Cidadania (CDC) (foto ao lado), da cidade de Picos. O local abriga menores infratores. O motim aconteceu na noite desta última sexta-feira (02).

Localizado na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro, o CDC abrigava seis menores. De acordo com o presidente do Conselho Tutelar Municipal, Josimar Lima da Silva, quatro internos se rebelaram. Os outros dois adolescentes permaneceram nas celas.

O presidente do Conselho Tutelar explicou que os menores estavam no corredor quando decidiram agir. Eles aproveitaram que o único monitor, que estava de serviço saiu para verificar um problema em um carro. Nesse momento eles renderam duas monitoras e uma enfermeira que estavam no Complexo. Em seguida os adolescentes se armaram com espetos feitos com galhas de árvore.

“Quando eu cheguei ao CDC me deparei com televisão quebrada, som quebrado, DVD quebrado, um monte pedras no chão, grades e cadeados quebrados. Eles partiram para cima da polícia, para cima das duas monitoras que estavam lá, ameaçando-as até de morte”, relatou Josimar.

Os policiais do Ronda Cidadão deram início às negociações com os adolescentes, mas eles não recuaram. O 4º BPM de Picos teve que ser solicitado para dar reforço e abortar a tentativa de motim.

Depois que a situação foi controlada os adolescentes foram conduzidos à Central de Flagrantes. Após a realização dos procedimentos cabíveis, os mesmos, com autorização do Ministério Público e do Poder Judiciário, foram transferidos para o Centro Educacional Masculino de Teresina (CEM) sob a escolta de dois policiais militares e dois monitores.

“Lá não falta nada para eles. A alimentação é em dia, o banho de sol também, eles têm o momento de lazer. Também não foi problema com monitor, então não foi feita nenhuma reivindicação por partes deles [os adolescentes]”, finalizou o presidente do Conselho Tutelar de Picos.