Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Tribunal Regional leva biometria a 31 municípios do Piauí

A partir de hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciará o recadastramento biométrico em eleitores de 31 municípios piauienses. Atualmente, o recadastramento está acontecendo em outras 18 cidades, onde os eleitores votarão utilizado as digitais nas eleições do próximo ano. Pelo cronograma do TRE, o processo deve ser finalizado no dia 17 de julho. 

Os municípios contemplados nesta etapa são: Aroeira do Itaim, Pedro II (sede da 12ª Z.E), Milton Brandão, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão, Bom Jesus (sede da 15ª Z.E), Redenção do Gurguéia, Currais, União (sede da 16ª Z.E), Lagoa Alegre, Corrente (sede da 22ª Z.E), Sebastião Barros, Altos (sede da 32ª Z.E), Coivaras, Pau D’arco do Piauí, Buriti do Lopes (sede da 33ª Z.E), Bom Princípio do Piauí, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Castelo do Piauí (sede da 34ª Z.E), São João da Serra, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Esperantina (sede da 41ª Z.E), Morro do Chapéu do Piauí, Batalha (sede da 45ª Z.E), Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Sussuapara, Geminiano e Santana do Piauí. 

A convocação atinge todo o eleitorado desses municípios e, em caso de não comparecimento, eles podem ter o título cancelado. A procura do eleitorado para a atualização cadastral deve acontecer nas sedes dos cartórios eleitorais, no período de 7 às 13 horas, de segunda ou sexta. No ato do recadastramento, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento oficial de identificação (original e cópia). 

Com a finalização do recadastramento nesses municípios, a Justiça Eleitoral terá incluído 86 municípios no processo biométrico de votação. Juntos, o eleitorado totaliza 750 mil eleitores, o correspondente à 33% dos votantes de todo o Estado. A expectativa do Tribunal é que, nas próximas eleições, 70% do eleitorado piauiense esteja com os dados biométricos cadastrados. 

O recadastramento biométrico foi a alternativa encontrada pela Justiça eleitoral para agilizar o processo de votação, ao mesmo tempo em que garante mais segurança no voto. Isso porque, no ato de votar, o eleitor é identificado usando as digitais, que são impressões únicas e intransferíveis.