Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Tradição do Sanatório Geral completa 12 anos em Teresina

O Centro de Teresina virou casa da folia e da animação neste sábado de Carnaval com o desfile que marca os 12 anos do bloco Sanatório Geral. O bloco reúne gente de toda a Capital para celebrar a folia de Momo com muita alegria e irreverência. “A ordem é que não tem ordem”, define Jorginho Vieira, um dos responsáveis pela realização do desfile.

Fotos: Jailson Soares/O Dia

Para ele, a marca registrada do Sanatório Geral são as extravagâncias e a desinibição do público que está ali para se divertir da melhor maneira possível e transmitir alegria uns aos outros. “Nós não somos uma instituição, mas nos tornamos uma. O Sanatório faz parte da história do Carnaval daqui e como não poderia deixar de ser, estamos mais um ano aí para sorrirmos e brincarmos juntos”, diz Jorginho.

E a folia do Sanatório não tem contraindicação nem idade. Kelly Araújo levou as filhas, Acácia e Joana, para curtir a folia no adro da Igreja São Benedito. As meninas, de dois anos, estranharam um pouco a festa no começo, mas depois acabaram se soltando. Para ela, isso mostra o quanto é inevitável não se contagiar com a animação do público. “O Carnaval é isso, animação, alegria, e eu quero mostrar isso para as minhas meninas. Nós viemos em família, porque a festa é isso. É estar todo mundo junto”, diz.

É o caso de um grupo de amigas da zona Norte de Teresina que marcaram de se encontrar no Sanatório Geral para dar o pontapé inicial no feriado. Maria Clara Araújo, Yara Oliveira, Thalyta Kézya e Victoria Tavares dizem que o melhor de tudo é compartilhar com quem se gosta os momentos de alegria “Esse é meu quarto ano no Sanatório. Tem gente aqui que veio pela primeira vez, mas quem vem, acaba gostando muito e todos os anos volta. É bom, é tranquilo e é em um local de fácil acesso para todo mundo”, avalia.

Quem também comemora o sucesso e a tradição do Sanatório Geral é Edson Reis, funcionário da rede Municipal, ele diz que aproveita as comemorações do Carnaval para conseguir uma renda extra. “Dá para tirar até um salário mínimo em um feriado desses, o que é muito bom, na situação em que estamos agora”, diz Edson. Ele diz que chegou cedo ao Centro para montar sua barraca em um local bom para atrair clientes.

Estrutura

Este ano, a festa do Sanatório Geral conta com a apresentação da Banda dona Flor e Seus Dois Maridos e com sets dos DJ’s Mirton e Marceleleco. A concentração do bloco acontece no adro da Igreja São Benedito, Centro, onde as escolas de samba se dispersavam quando os desfiles aconteciam na Avenida Frei Serafim.