Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Teresina tem um taxista para cada 420 habitantes

Teresina conta hoje com cerca de 1.500 taxistas em circulação, ou seja, uma média de apenas um taxista para cada 420 habitantes. Para minimizar este déficit, a Prefeitura de Teresina deve lançar, no dia 27 de agosto, um edital para a concessão de 400 novos alvarás para taxistas. 

Segundo Marcos Vinícius Moraes, presidente da comissão de licitação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), a abertura deste edital visa chegar ao valor correto do número de táxis para a demanda da capital. “Prevemos em torno de 400 vagas. Os trabalhos da licitação ainda não foram finalizados; por isto, este número pode sofrer alterações”, declara. 

Ainda de acordo com Marcos Vinícius, cerca de 1.500 taxistas circulam em Teresina. “Levamos este número em consideração para definir o número de vagas que serão abertas no edital, justamente para suprir esta necessidade”, explica. Além dos taxistas, a Prefeitura também irá conceder alvarás para mototaxistas, no intuito de coibir a ação clandestina de profissionais na área. O edital de abertura da licitação foi lançado esta semana. 

No caso dos taxistas, o número de clandestinos é consideravelmente inferior aos de mototaxistas “Na verdade, o número de taxistas clandestinos é bem menor, o que existe são aqueles que estão irregulares, trabalhando com algum problema ou sem renovação”, conta Marcos Vinícius. 

Atualmente, Teresina conta com 2.027 mototaxistas regulamentados e foram abertas mais 373 vagas em edital lançado segunda-feira, somando um total de 2.400 mototaxistas, cumprindo a relação de um mototáxi para cada 350 habitantes – o que está em conformidade com a Lei 4.552 de 16 de abril de 2014.