Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Teresina pode ter pancadas de chuva nos próximos dias, aponta previsão do Inmet

Em pleno B-R-O-Bró, o tempo em Teresina poderá dar uma amenizada. Isso porque a cidade tem previsão de pancadas de chuva para esta terça-feira (25), quarta (26) e quinta-feira (27) de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital piauiense e mais 186 cidades do Estado se encontram na zona de alerta para perigo potencial de chuvas intensas

Conforme aponta a previsão, Teresina terá temperatura mínima de 25 graus e máxima de 32 nesta terça com probabilidade de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite. O céu permanece encoberto por nuvens no restante do dia e também amanhã e na quinta-feira. A quarta-feira (26) deve amanhecer com pancada de chuva e trovoadas, a tarde deve ficar nublada também com chuva e durante a noite há mais possibilidade de chuva e com trovões. A mínima deve ficar em torno dos 24 graus e a máxima deve chegar aos 33.

Já na quinta-feira (27), o céu permanece encoberto com muitas nuvens, no entanto as possibilidades de pancadas de chuva reduzem embora ainda haja chances de precipitação. A temperatura deve ficar entre 24 e 34 graus.


Teresina tem previsão de chuva para os próximos dias - Foto: Maria Clara Estrêla/O Dia

Essa chuva no B-R-O-Bró não é atípica. Segundo o climatologista Werton Costa, as chances de precipitação no período mais quente do ano sempre existem, mas a probabilidade matemática de ela acontecer é que é menor. No caso do tempo mais ameno e da chuva prevista para hoje e os próximos dias, ele explica que tudo é resultado da ação de uma massa polar que se instalou sobre esta região do Brasil.

“Hoje e prolongado até amanhã, temos um corredor de umidade aberto. A massa polar que se forma na região Antártica penetrou pelo Sul da Bahia e está se projetando até a Amazônia. Um braço dela passou por dentro do Piauí. Esta massa carrega umidade que, em contato com nosso calor, vira nuvens”, explica Werton.


O climatologista Werton Costa explica o porquê do tempo mais ameno - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Segundo ele, esse fenômeno é episódico e momentâneo, mas vai causar instabilidade no Piauí e provocar a ocorrência de chuvas. O alerta do Inmet para o perigo potencial de chuva intensa é um reflexo disso. Ele abrange as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte piauiense abrangendo ao todo 187 municípios onde as temperaturas devem cair.

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 Km/h e baixo risco de alagamentos.

Veja abaixo as cidades em alerta para chuvas intensas no Piauí: