Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Teresina e mais 182 cidades do Piauí estão sob alerta para chuvas intensas

O tempo chuvoso com o qual amanheceu Teresina neste domingo (26) deve permanecer pelas próximas 24 horas com risco inclusive de mais chuva. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou hoje um aviso de risco de chuvas intensas para a região da capital e de mais 182 municípios piauienses.

De acordo com o climatologista Werton Costa, um novo corredor de umidade vai se formar, o em estados vizinhos, o que trará consequências para o regime de chuvas do Piauí. “Esse novo corredor de umidade vai se formar impactando o Ceará e consequentemente o Piauí nas faixas Norte e Centro-Norte com chuvas bastante concentradas aqui na capital”, explicou.

O alerta começou a valer das 09h de hoje (26) e segue até as 10h10min desta segunda-feira (27). Segundo o Inmet há risco de chuva entre30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos que podem variar de 60 a 100 Km/h além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Área de abrangência do alerta de risco de chuvas do Inmet - Foto: Reprodução/Inmet

Em caso de rajas de vento, o Instituto alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores porque há risco de queda de galhos e de raios. Deve-se evitar também estacionar veículos próximos a torres de transmissão e a placas de propaganda. Se possível, é importante desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e, em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

O alerta de chuvas intensas do Inmet vale para as regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauienses. Confira abaixo os municípios sob alerta: