Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Sem creche no Mafrense, pais têm que matricular filhos em outros bairros

Moradores do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, reclamam da falta de uma creche que atenda as crianças do local. As escolas do bairro só recebem crianças a partir de sete anos e, por conta disso, os pais com filhos de idade inferior a essa precisam se deslocar para outros bairros em busca de educação. 

De acordo com Valdimir Rodrigues, líder da Associação de Moradores do bairro Mafrense, o prédio onde funcionava uma creche na região foi fechado há cerca de 20 anos, com a alegação de que o estabelecimento não possuía estrutura para atender as crianças. A creche mais próxima é no bairro Poti Velho, no entanto, a demanda no local é muito grande e o número de vagas reduzido.

Valdimir mostra prédio que poderia ser utilizado para abriga creche na região (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
“Aqui funcionava o ‘Riquinho’ e os moradores não tem conhecimento do porque do fechamento dessa creche, disseram que não tinha estrutura. Tem muita gente aqui com filho sem ter educação, e essa estrutura é o que tínhamos e atendia a população sim. Nós moramos aqui no Mafrense, mas vemos que não tem espaço pra gente”, afirma. 

Segundo Valdimir, audiências públicas já foram realizadas com a presença de vereadores no bairro, mas ele aponta que, até hoje, nenhuma medida foi tomada. 

A dona de casa Marinete Gomes mora no Mafrense há 45 anos e acompanhou a desativação da antiga creche. Marinete tem um neto com oito meses e já pensa em sua educação futura. Ela tem esperança que, no período que o neto for precisar frequentar uma creche, já tenha alguma no bairro, mas, se não, a solução será procurar em outros lugares. 

“Tem muita criança precisando de creche aqui. Eu vejo esse prédio desativado e faz pena. É ruim ter que se deslocar, a gente precisa cuidar de outras coisas e ainda temos a preocupação de levar a criança para longe pra estudar. Seria bom pra tudo, tanto pras mães como para o próprio bairro que precisa disso”, destaca. 

Contraponto 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que está expandindo o atendimento de Educa- ção Infantil na Capital com a construção de 17 creches municipais, entre elas uma na região do Parque Lagoas do Norte. No bairro Mafrense, as crianças são atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil Tia Jane e Tia Regina Napoleão, além do Cmei Anita Ferraz, que está sendo totalmente reformado para ampliar sua capacidade de matrículas.