Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Rio Longá, em Esperantina, pode ultrapassar cota de inundação nas próximas horas

chuvas que vêm caindo no Piauí ao longo das últimas semanas já causam preocupação em algumas regiões específicas banhadas por rios. É que com o acumulado de precipitação, a bacia hidrográfica do Parnaíba aumenta de nível como um todo e em determinadas áreas já há alerta para cheia e um possível risco de transbordamento se o volume de chuva continuar como está. 

É o caso do Rio Longá, em Esperantina, que amanheceu essa terça-feira (02) acima de sua Cota de Alerta (5,4 metros), tendo atingido 6,73 metros o nível de suas águas. E a situação deve se agravar nas próximas horas: é que se a chuva na região persistir, a previsão do Serviço Geológico Nacional (CPRM) é de que o Rio Longá atinja a Cota de Inundação de 7,4 metros em até 8 horas. Caso continue chovendo mesmo com essa cota, ele poderá chegar a 7,8 metros e transbordar.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Além da região de Esperantina, a cidade de Barras também inspira preocupação nas autoridades e órgãos competentes. É que o Rio Marathaoan superou sua Cota de Atenção de 3,4 metros tendo chegando na manhã desta terça (02) a 3,68 metros. Se o volume acumulado de chuva se mantiver, a previsão é de que nas próximas 8 horas, o nível do rio continue se elevando e supere a cota de alerta de 3,7 metros, chegando a 3,74 metros.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Já em Luzilândia, o nível do Rio Parnaíba se encontra acima da Cota de Atenção de 4 metros, chegando hoje a 4,27 metros. A previsão é de que nas próximas 8 horas, ele suba para 4,49 metros, mas sem ultrapassar a cota atual.

Mas se na região Norte do Piauí há preocupação, aqui em Teresina a situação é diferente. De acordo com o monitoramento do CPRM, o Rio Poti, na capital, está com uma cota atual de 4,65 metros e a previsão é de que ela diminua nas próximas 8 horas para 4,09 metros. O rio Parnaíba também segue o mesmo padrão: amanheceu com nível de 3,15 metros e nas próximas horas deve diminuir para 3,09 metros, permanecendo estável.

Por conta do aumento como um todo na Bacia Hidrográfica do Parnaíba, a Chesf emitiu uma carta circular informando da elevação da vazão da Barragem de Boa Esperança de 700 m³/s a já na manhã desta terça-feira (02).