Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Plano diretor de arborização será lançado em fevereiro

A Prefeitura Municipal de Teresina já garantiu recursos para a implantação do Plano Diretor de Arborização Urbano, e deve lançar edital de licitação ainda em fevereiro desse ano. Com esse plano, será possível fazer um levantamento da real situação das áreas verdes e arborizadas da capital e investir na revitalização desses espaços.

O coordenador do plano de arborização de Teresina, Clóvis de Alencar Freitas Júnior, explicou que os valores já estão disponíveis com a Codevasf e são da ordem de R$500 mil, e que as empresas deverão elaborar os projetos desse plano para concorrem à licitação.

Foto: Marcela Pachêco/O Dia


“Com esse plano poderemos determinar que árvores podemos plantar ou serão excluídas, o porte delas, o local ideal para plantá-las e os melhor espaços, de forma que elas convivam da melhor forma com o meio urbano, como fios elétricos e calçadas, harmonizando com a cidade”, disse. A expectativa é de que o Plano Diretor de Arborização Urbano seja concretizado e colocado em prática entre seis meses e um ano, prazo para que o levantamento seja concluído pela empresa vencedora da licitação.

Clóvis Júnior pontuou que a Prefeitura de Teresina continuará com seus trabalhos de arborização e manutenção até que seja feita a licitação do plano que é dirigido para a área urbana na cidade.

“Esse plano é dirigido para a área urbana, como parques, canteiros de avenidas, calçadas, entre outros, e com o levantamento teremos como saber as árvores existentes e as que poderão ser plantadas nesses locais. O que faremos é um estudo dessas áreas verdes de Teresina como um todo e das intervenções que podem ser feitas para serem melhoradas”, frisou Clóvis Júnior.