Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Piauí tem apenas 10 vagas disponíveis em abrigos para idosos

Faltam vagas em abrigos para idosos no Piauí. Em todo Estado existem apenas sete locais de acolhimento, sendo cinco em Teresina, um em Parnaíba e outro em Picos. Os abrigos são destinados a pessoas de 60 anos ou mais, que estejam em situação de risco, como violência, abandono, ou falta de cuidado da família.

A maioria das casas de acolhimento já alcançou o limite da capacidade. Em Teresina há somente quatro vagas disponíveis, divididas entre a Vila do Ancião e o Abrigo São Lucas. Outras seis estão no Abrigo São José, em Parnaíba.

Segundo a assistente social da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Adelina Menezes, a Prefeitura de Teresina já começou o processo de implantação de uma nova casa, já denominada Lar de Santana, que abrirá cerca de 20 vagas, para tentar diminuir a demanda a partir de junho. “Esse local será totalmente administrado pelo município. Já fizemos a escolha e capacitação da equipe. Uma casa na Avenida Rio Poty já foi alugada, e estamos fazendo adaptações”, conta a assistente social.

A maioria das casas é mantida com doações e com 70% do benefício dos idosos, concedido de forma legal. A quantia é usada para despesas do idoso, como medicamentos que precisam ser comprados, algum tipo de atendimento médico que não seja possível pelo SUS e demais despesas da casa.

Segundo Danielle Travassos, diretora da unidade de Proteção Social Especial da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), os encaminhamentos para os abrigos são feitos pela Justiça, pelo Ministério Público, e algumas vezes pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“A gente não recebe o idoso sem antes checar o vínculo familiar. Procuramos atender na medida em que a gente possa possibilitar um bom serviço, considerando a equipe de cuidadores, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Temos que nos basear no atendimento que a gente pode ofertar”, afirma a diretora.

Os abrigos

Em Teresina existem cinco entidades, todas não governamentais. Destas, três são conveniadas com o município, uma com o Estado e outra não mantém nenhum vínculo com órgãos governamentais. 

Em Teresina, a Casa São José, Abrigo São Lucas e Casa Frederico Ozanam são conveniadas à Prefeitura. Já a Casa de Acolhimento Vila do Ancião é conveniada ao Estado e o Lar das Flores de Maria não tem convênio.

Em Parnaíba existe o Abrigo São José, que é conveniado ao Estado. O Abrigo dos Idosos de Picos recebe apoio da Prefeitura, mas não supre as necessidades da casa.

Segundo Liliane Costa, coordenadora do Abrigo São Lucas, lá estão acolhidos 60 idosos, e há mais duas vagas, uma para homem e outra para mulher. A Casa São José tem 35 moradores e a Frederico Ozanam, 40. Ambas estão com a capacidade máxima. O Lar das Flores de Maria abriga 14 idosos. Essas vagas estão todas ocupadas.

No Abrigo São José, em Parnaíba, vivem 24 idosos. O local tem limite de atendimento de até 30 idosos. Em Picos, o abrigo já atingiu sua capacidade, com 26 idosos.