Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Pacientes com câncer de mama ganham dia de beleza em salão da Capital

Dando início às atividades que marcam o Outubro Rosa 2015 - campanha nacional em alusão à luta contra o câncer de mama - as pacientes tiveram um dia de beleza e transformação em um salão na zona Norte de Teresina. As mulheres que foram ao espaço ontem (1º) puderam fazer os cabelos, unhas e maquiagem, tudo para elevar a autoestima. 

A expectativa era que o número de mulheres superasse o evento do ano passado, quando, pelo menos, 100 pacientes tiveram a oportunidade de visitar o local e ter sua beleza renovada. No Dia da Autoestima, as pacientes cirurgiadas puderam ainda interagir com outras pacientes e, por alguns instantes, deixar de lado os momentos difíceis da doença. 

A presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Ana Célia Faustino, lembrou que este é o momento de chamar atenção para a causa, sobretudo porque os números revelam que o câncer de mama em mulheres tem aumentado nos últimos anos. 

“Nossa vida hoje é muito estressante e as mulheres estão sobrecarregadas, além da má alimentação e do ambiente, também favoráveis, que fazem com que elas sejam afetadas. Estão surgindo muitos casos de câncer, mas o tratamento também está avançando. Graças ao Outubro Rosa, temos conseguido alcançar muitas coisas. Hoje, o SUS é obrigado a dor as próteses e o medicamento para essas pacientes”, falou. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Ainda na programação do Outubro Rosa, a Igreja São Benedito recebeu uma iluminação especial em alusão à data, assim como a Ponte Estaiada. Ambos os monumentos ficaram cor de rosa e assim permanecerão durante todo o mês de outubro. 

Já no dia 3, a partir das 7h, haverá a caminhada do Outubro Rosa. A concentração acontece do adro da Igreja de São Benedito, seguindo até a sede da Fundação Maria Carvalho Santos. Ainda na concentração, serão entregues 800 senhas para mulheres com idade entre 40 e 60 anos, para que possam realizar exames de mamografia. 

“Elas recebem a senha, vão para caminhada até a Fundação, e lá terão várias pessoas para preencher essa ficha e, assim, se deslocar, ao longo da semana, para a clínica na qual fará a mamografia. Além disso, em frente à Fundação, iremos formar o maior laço rosa do mundo, chamando atenção exatamente para a causa, para que as mulheres cuidem das suas mamas, porque o câncer, se descoberto no início, tem muitas chances de cura”, disse Ana Célia Faustino. 

No Piauí, segundo a presidente da Fundação, os números de casos de mulheres com câncer de mama estão aumentando, e há mais de 500 casos registrados. E, para evitar que esses casos aumentem, ela reitera que os exames de prevenção devem ser realizados o quanto antes para que, se algum nódulo for detectado, seja possível fazer o tratamento ainda no início da doença e as chances de cura sejam maiores. 

Em Teresina, o Outubro Rosa acontece há nove anos e é realizado pela Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural na defesa e promoção da saúde, desenvolvendo atividades com o intuito de apoiar a pessoa.