Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

"Não foi um mar de rosas", diz Diretor do Fórum Eleitoral sobre Eleições no Piauí

Com as votações encerradas, o Fórum Eleitoral de Teresina fez um balanço sobre as Eleições 2022 no estado do Piauí. Durante todo o domingo, um dos principais problemas enfrentados pelos eleitores está relacionado às longas filas nos locais de votação, o que, por sua vez, acabou atrasando o início da apuração de votos. Além disso, as filas se prolongaram ainda mais devido à demora no processo de escolha na urna eletrônica. Este ano, os eleitores escolheram candidatos para cinco cargos. 


Leia também: Eleições 2022: Atrasados, eleitores não conseguem votar em Teresina 

Longas filas de espera foram registradas neste domingo de Eleições (Foto: Jailson Soares/ODIA)

Em coletiva à imprensa, o diretor do Fórum Eleitoral,  Dr. Antônio Soares dos Santos, explica que este é um processo que requer paciência e compreensão. “Podemos dizer que a eleição deste ano não foi um mar de rosas. O eleitor teve que escolher cinco candidatos de uma vez e, mesmo quando leva cola, ainda tem dificuldade em digitar os números dos candidatos.  Às vezes o eleitor erra um dígito e acaba tendo que reiniciar a votação e isso leva algum tempo”, pontua.

Dr. Antônio Soares dos Santos, diretor do Fórum Eleitoral do Piauí (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

O diretor pede desculpas pelo atraso, mas destaca que, de modo geral, não houveram situações que pudessem gerar sérias preocupações ao processo. 


Veja mais: Locais de votação amanhecem com santinhos espalhados em calçadas 

Além das filas de espera, as urnas eletrônicas também apresentaram alguns problemas, como bateria baixa, impressora e biometria com defeito, entre outros. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 101 ocorrências de urnas foram registradas e 51 precisaram ser substituídas.