Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

MP constata problemas estruturais em delegacias e batalhões de Teresina

Uma vistoria do Ministério Público Estadual, através do GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), constatou uma série de falhas estruturais nas sedes das delegacias e batalhões de polícia de Teresina. Ao todo, foram vistoriados mais de 30 estabelecimentos desde maio passado, e dentre as irregularidades estão falta de acessibilidade, banheiros quebrados e efetivo policial reduzido.

“Não é possível exigir uma prestação de serviço eficiente se os policiais civis e militares não dispõem do mínimo necessário no que se refere a equipamentos e recursos”, declarou o promotor Antônio Moura, coordenador do GACEP. O promotor destaca ainda que alguns estabelecimentos policiais não são devidamente higienizados por conta da insuficiência de profissionais de serviços gerais.

Imagem mostra a situação do corredor das celas na Central de Flagrantes de Teresina (Foto: Arquivo O Dia)

O relatório das vistorias foi apresentado hoje (25) numa reunião entre representantes do MP, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Públicos de Contas, Secretaria de Segurança e Secretaria de Fazenda. O procuradora-geral de Justiça em exercício, Zélia Saraiva Lima foi quem conduziu a reunião.

A intenção do encontro é articular os órgãos envolvidos para definir os aspectos prioritários e garantir recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual para a execução de medidas a serem executadas em 2017. O MP propôs a assinatura de um acordo de cooperação com o TCE e o MPC para intensificar a fiscalização sobre a aplicação dos recursos na área de segurança pública.

O Subsecretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, falou sobre as medidas que já estão em execução para a melhoria das estruturas, entre licitações de material e a preparação de novas sedes.

As inspeções realizadas pelo GACEP resultaram na instauração de procedimentos administrativos, para apuração de todas as necessidades e posterior propositura de soluções. O promotor Antônio Moura registrou ainda que pretende realizar uma audiência pública para que a população tenha oportunidade de apresentar sugestões para a área da segurança.