Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Menos da metade dos jovens piauienses de 16 e 17 anos tirou o título de eleitor

emissão do título de eleitor foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias após famosos aderirem à campanha para incentivar jovens de 15 a 18 anos a tirarem o documento necessário para participar das Eleições Gerais deste ano. Apesar disso, a pouco mais de um mês do prazo final para a emissão do documento, menos da metade dos adolescentes piauienses, com idades entre 16 e 17 anos, já emitiu o título de eleitor.


Leia também: FMS aciona Ministério da Saúde sobre suspeita de novos tipos de dengue em Teresina  


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí tem cerca de 55 mil jovens com idades entre 16 e 17 anos. Contudo, até a última sexta-feira (25), apenas 24.634 mil adolescentes nesta faixa etária procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), os novos títulos se distribuem da seguinte forma: 951 títulos para jovens de 15 anos (que completam 16 anos até dia 2 de outubro), 6.980 títulos para adolescentes com 16 anos e 16.703 mil títulos para pessoas com 17 anos. O eleitorado total do Piauí é de 2,4 milhões de pessoas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a tendência entre 2018, ano das últimas eleições presidenciais, e 2021 foi de queda. O levantamento aponta que, em 2018, um total de 57.564 adolescentes se alistou, enquanto em 2019 esse número reduziu para 35.978. Em 2020, 38.910 tiraram o título e, em 2021, apenas 19.607 procuraram a Justiça Eleitoral para emitir o documento. Por isso, mesmo ainda tímida, a adesão dos jovens ao pleito deste ano é positiva em relação aos anos anteriores.

Apesar de ser facultativo para pessoas com até 17 anos, o voto é uma das formas mais importantes de se exercer a cidadania. No Brasil, eleitores com 17 anos ou que farão 16 anos até 2 de outubro já podem votar e, para isso, basta tirar o título até 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito de outubro.

Em 2022, as Eleições Gerais ocorrem no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver. Os cargos a serem preenchidos nesse pleito são: presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.

Como tirar o título

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

A segunda edição do Projeto Um Dia Na Praça, que será realizado nos dias 02 de 03 de abril, na praça principal do bairro Santa Maria da Codipi, na Zona Norte de Teresina, também vai fazer a emissão do título de eleitor e orientar a população para o processo online. A iniciativa, promovida pela Fundação Cultural Octávio Miranda, contará com a presença de órgãos públicos e empresas privadas levando informações e serviços para a sociedade.