Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

IPTU 2021 terá reajuste de 4,23%; cota única terá desconto de 7%

Início de ano também é período de pagamento de impostos por parte do cidadão brasileiro. Dentre os tributos cobrados, alguns dos que mais pesam no bolso do contribuinte são o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).  

Os teresinenses, neste 2021, terão que desembolsar um pouco mais para quitar o IPTU junto à Prefeitura de Teresina. É que este ano, o imposto terá um reajuste de 4,23% no valor repassado ao contribuinte. Esse valor foi atualizado de acordo com IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE no período de janeiro a dezembro de 2020.

A informação foi confirmada pelo gerente de IPTU da capital, Jerônimo Permínio. De acordo com ele, os boletos de cobrança do IPTU 2021 só começarão a ser distribuídos a partir da segunda quinzena de março e o prazo para pagamento (vencimento) da primeira parcela e para quem for pagar a cota única é o dia 30 de abril.


Foto: Jailson Soares/O Dia

"Estamos em fase de lançamento do imposto, calculando quanto cada contribuinte deverá pagar. Depois que homologarmos os cálculos, é que vamos mandar para a gráfica para que sejam impressos e distribuídos os boletos", explicou Jerônimo. Quem optar por pagar a cota única do IPTU terá um desconto de 7% sobre o valor total do imposto. Já aqueles que não puderem pagar a cota única, podem dividir o IPTU em seis parcelas, sendo que a primeira vence em 30 de abril.

Caso o contribuinte não receba o boleto ou queira antecipar o pagamento do IPTU 2021, poderá emitir a segunda via no site da Prefeitura de Teresina ou comparecer a uma das Centrais de Atendimento ao Público - CAP Centro ou CAP Leste.

Vale lembrar que estão isentos de pagar o IPTU 2021: