Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Inmet: umidade do ar pode cair para até 20% em 162 cidades piauienses

Nem bem o B-R-O-Bró começou, o Piauí já se encontra em estado crítico para os níveis de umidade relativa do ar em várias regiões. Tradicionalmente, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são conhecidos pelas altas temperaturas e o tempo seco no Estado, mas já nesta primeira quinzena de agosto, há 162 cidades em alerta para baixa umidade em território piauiense.


Leia também: Baixa umidade do ar pode causar ressecamento das vias respiratórias 


O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (07) e vale até as 19 horas de hoje. De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar nos 162 municípios notificados está variando entre 30% e 20%, um nível considerado baixíssimo pela Organização Municipal, que estabelece a cota de 60% como sendo a ideal para o bem-estar do corpo humano.

Vale lembrar que a umidade relativa do ar abaixo dos 20% já é considerada umidade de deserto. O Inmet dá algumas orientações para que a população consiga amenizar os efeitos dessa baixa umidade: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (entre as 10h e as 16h), e em caso de emergência, obter mais informações junto à Defesa Civil no número 199, e junto ao Corpo de Bombeiros no número 193.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

O alerta de baixa umidade relativa do ar vale para as regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste piauienses. Confira abaixo as cidades na zona de alerta: