Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

INMET emite alerta de chuvas intensas para todos os municípios do Piauí

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, na manhã deste domingo (26), dois alertas de chuvas intensas para os municípios do Piauí, sendo um vermelho de perigo e outro amarelo de perigo potencial. Segundo o alerta vermelho, 82 municípios localizados no sudoeste, norte e centro-norte piauiense estão sob perigo de chuva intensas com volume de até 60mm por hora e ventos de até 100 km/h. O aviso foi publicado às 10h19 de hoje e tem validade até às 10h de amanhã (27).

Foto: Reprodução/Pixabay

Já para a região de Teresina e demais municípios do estado há uma alerta amarelo que prevê perigo potencial, com chuva entre 20mm e 30mm por hora e ventos intensos de até 60 km/h. A população deve ficar atenta ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de chuva, o INMET orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Segundo o INMET, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais ativa nos próximos dias (se mantendo com configuração de banda dupla), padrão que, juntamente com os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecerá a formação de nuvens de chuva sobre a Região Nordeste.

Desta quinta-feira (23) até, pelo menos, a próxima terça (28), a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de vento em uma ampla área do centro-norte do Nordeste. Neste período, não se descartam acumulados de chuva significativos, podendo superar os 100 milímetros, principalmente, entre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Áreas do semiárido, especialmente dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, terão chuvas localmente fortes, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Sergipe.