Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Estudantes lotam Setut para protestar contra bloqueio de cartões estudantis

Dezenas de estudantes estão neste momento na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para protestar contra o bloqueio das carteirinhas de passe estudantil, que afetou vários usuários nesta terça-feira (3).

O estudante David Chantal, de 18 anos, afirmou ao portal O DIA que sua carteirinha e a de todos os seus colegas que utilizam o transporte público foram bloqueadas. E o bloqueio teria atingido até mesmo os estudantes que renovaram o passe eletrônico dentro do prazo.

Sem dinheiro para pagar a passagem inteira, muitos estudantes que se dirigiram para seus colégios pela manhã estão sem ter como retornar para casa. 

Segundo David Chantal, desde por volta das 9 horas os estudantes começaram a se dirigir ao Setut em busca de explicações para o problema, mas até por volta das 15h30 horas nenhum posicionamento havia sido dado pelo sindicato que representa as empresas do setor de transportes, e as carteirinhas continuavam bloqueadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Setut informou que o bloqueio dos passes ocorreu porque muitos estudantes não realizaram a atualização cadastral que deve ser feita anualmente.


Cristiane Ribeiro só conseguiu regularizar os passes dos filhos depois de horas de espera na fila (Foto: Jailson Soares / O DIA)


Por conta disso, acrescenta o sindicato, houve um grande aumento do fluxo de pessoas indo até a sede da entidade nesta terça-feira. 

O Setut diz ter escalado um colaborador para orientar os usuários que se dirigiram à sede durante todo o dia. Mesmo assim, isso não foi suficiente para amenizar o desconforto imposto às pessoas.

Cristiane Ribeiro, que é mãe de dois estudantes, relatou ao portal O DIA que demorou horas para ser atendida, tendo que enfrentar uma fila bem maior que a habitual. "Não explicaram pra gente o porquê de estar tão lotado", queixou-se Cristiane.

O Setut informou, ainda, que apenas os cartões não regularizados foram bloqueados, ao contrário do que relataram alguns estudantes.

Os usuários também reclamam que o Setut não emitiu um alerta avisando quando os passes seriam bloqueados. 

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Setut:

O SETUT - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina informa que devido ao grande número de estudantes não terem feito a atualização cadastral no decorrer do primeiro semestre letivo de 2018 foi realizado o bloqueio desses cadastros. O fato ocasionou um aumento considerável no fluxo de procura dos estudantes para a regularização cadastral na sede da entidade. O Sindicato esclarece ainda que para evitar maiores tumultos controlou temporariamente o fluxo de entrada de usuários em sua sede, colocando um colaborador à disposição dos mesmos para um melhor esclarecimento e orientação. A entidade informa também que somente com a renovação cadastral anual os estudantes podem usufruir do benefício da meia passagem.