Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Eletrobras acusa prefeito de ameaçar e deter técnicos da distribuidora

Técnicos da Eletrobras passaram por momentos difíceis na tarde de ontem (22), no município de Alvorada do Gurgueia, a 489 km de Teresina. Segundo informações da Distribuidora, o prefeito do município, Luís Martins (PMDB) (foto abaixo), acompanhado de mais quatro pessoas, teria ameaçado e detido os técnicos que suspenderam o fornecimento de energia elétrica nos prédios da prefeitura e da secretaria municipal de Saúde.

O problema começou na última sexta-feira (19), depois que Eletrobras realizou a suspensão do serviço nos prédios municipais. Ao voltar à cidade, ontem a equipe a serviço da Distribuidora teria percebido que as unidades consumidoras cortadas estavam religadas sem que negociações de débitos fossem realizadas. "Nesse momento, houve resistência de representantes municipais para deixar a equipe realizar o desligamento da energia, com ameaças do secretário municipal de Administração, William Guimarães Vital Ferreira. Mesmo assim, os serviços propostos foram executados", diz um release enviado à imprensa.

A ação do prefeito teria acontecido no momento em que a equipe da Eletrobras se deslocava para Bom Jesus. "A viatura da Distribuidora foi interceptada por um veículo, ocupado por cinco pessoas, dentre elas o prefeito Luís Ribeiro Martins, em um posto de combustível, na BR 135. Essas pessoas, de forma alterada e truculenta, ameaçaram destruir a viatura, caso a energia das unidades consumidoras inadimplentes não fossem restabelecidas. Como a ordem não foi obedecida, os colaboradores foram detidos e impedidos de retornar ao escritório local", informa o release da Eletrobras.

Os técnicos só teriam sido liberados depois de quase seis horas, por volta das 22h30, com a intervenção das polícias civil e militar. A Eletrobras afirma que a atitude foi inaceitável e desnecessária, e informa que está adotando providências judiciais para que o caso não se repita e nem fique impune.

Ao PortalODIA, o prefeito Luís Martins admitiu que interceptou o carro dos técnicos da Eletrobras, mas negou que tenha havido qualquer ameaça ou agressão verbal aos trabalhadores. "Eu fui com o meu carro e bloqueei o veículo deles para evitar que fizessem outros cortes de energia. Não temos nenhum débito e a cobrança que estão fazendo é indevida", alega o prefeito. 

Ele acrescenta que existe uma liminar proibindo a Eletrobras de suspender o fornecimento e outra obrigando a retirar o município do cadastro de inadimplentes, mas as ordens judiciais estariam sendo descumpridas pela Distribuidora. Esta, por sua vez, afirma que o processo judicial determina a ligação apenas das unidades consumidoras adimplentes, o que não era o caso dos prédios que tiveram o fornecimento suspenso na última sexta-feira.

O valor do débito da prefeitura com a Eletrobras já estaria ultrapassando o valor de R$ 300 mil. No entanto, o prefeito nega a informação, sustenta que as cobranças são indevidas e move uma ação na justiça contra a Distribuidora.

Em março, uma operação do Greco flagrou furto de energia em Alvorada do Gurgueia e chegou a conduzir secretários do município para a delegacia.