Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Covid-19: número de infectados em Teresina cai pela primeira vez; veja

Teresina registrou pela primeira vez uma queda no número de pessoas contaminadas com a covid-19. É isto o que apontam os dados da 12ª etapa da pesquisa sorológica divulgada nesta manhã (08) pela Prefeitura de Teresina. No último final de semana, a capital piauiense somou 156.623 pessoas infectadas pelo coronavírus, um número 21 vezes maior que a quantidade oficial de notificações. Para efeito de comparação, na etapa imediatamente anterior, a 11ª (dias 276 a 28 de junho), Teresina tinha 167.175 pessoas positivadas para covid.

O aumento na curva da pandemia na capital foi o menor já registrado desde que a pesquisa sorológica começou a ser feita, ainda em abril. 7% foi o percentual de acréscimo de infectados em Teresina no último final de semana. Para se ter uma ideia, entre a quarta e a quinta etapa da pesquisa, o aumento havia sido de 91%.

No atual momento, Teresina possui pelo menos 72.041 pessoas infectantes, ou seja, aquelas que estão em estágio de transmissão da covid-19. O número também caiu em relação à etapa anterior da pesquisa sorológica, quando 81.642 pessoas estavam passíveis de transmitir o coronavírus em Teresina. No total, a capital piauiense está com pelo menos 156.623 habitantes já com anticorpos da covid-19 desenvolvidos após contraírem a doença. Pelo menos 26.897 são infectados recentes.

O que chamou a atenção foi que, pela primeira vez, o índice de transmissibilidade da covid-19 em Teresina, o chamado R0, ficou abaixo de 1. De acordo com os dados mais recentes da pesquisa sorológica, a taxa de transmissão da covid-19 na capital ficou em 0,72. Vale lembrar que o patamar considerado pela OMS como o ideal para se falar em flexibilização deve estar abaixo de 1.

Distribuição espacial da covid em Teresina

Os dados da pesquisa sorológica apontam a maior parte dos infectados em Teresina se concentram na zona Sudeste, onde 32% dos moradores positivaram para a covid-19. O índice é quase duas vezes a densidade demográfica da região: a zona Sudeste concentra 18% da população de Teresina. Em contrapartida, é na zona Sul que se concentram os menores índices da covid-19: esta região possui 34% da população teresinense e apenas 21% de seus moradores positivaram para a doença.