Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Comissão aprova integração de três cidades maranhenses à Grande Teresina

Criada em 2002, a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina pode ganhar mais três municípios: Caxias, Matões e Parnarama, todos do Maranhão. A inclusão das cidades foi aprovada na semana passada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/15, do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA).

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A população dos três municípios somada ultrapassa os 200 mil habitantes, o que aumentaria para 1,4 milhão o total de habitantes da Grande Teresina, região que engloba a capital e mais 14 municípios próximos, inclusive um do Maranhão, Timon.

O relator do projeto, deputado Alberto Filho (PMDB- -MA), defendeu a aprovação da proposta pela proximidade destas cidades com a capital do Piauí e pela sua necessidade de desenvolvimento. Ele explicou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) revela que os municípios maranhenses precisam avançar para conseguirem situar-se entre os municípios brasileiros melhores avaliados nos quesitos grau de escolaridade, renda e nível de saúde.

“As Rides são regiões metropolitanas situadas em mais de uma unidade federativa, criadas a partir da Constituição da República de 1988 com o objetivo de combater a pobreza, promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais dos municípios que as integram”, justificou Alberto Filho.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, avalia de forma positiva a inclusão das três cidades maranhenses. “A possível inclusão dessas cidades maranhenses dá maior importância política à Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, por conta da dinâmica econômica, em especial a de Caxias, que é ligada à nossa cidade e possui uma população de mais de 160 mil habitantes. Além disso, melhoramos as condições de atendimento, dos serviços oferecidos”, disse.

Atualmente, fazem parte da Grande Teresina os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Nazária do Piauí, Pau D’arco do Piauí, União, Timon e a capital, Teresina.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.