Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Com calor em níveis críticos, 51 cidades do Piauí atingem hoje clima de deserto

O tempo seco e quente atinge nesta quinta-feira (20) níveis críticos no Piauí. Alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que hoje às 13h, a umidade relativa do ar no Sudeste e Sudoeste do Estado devem cair para 12%. Este índice é comparável à umidade do ar em regiões desérticas como o Saara, por exemplo, e traz riscos sérios para a saúde humana. A situação atinge 51 municípios.


Leia também: Piauí ficou quase 2 graus mais quente em setembro; temperatura segue subindo em outubro 


Com a umidade do ar variando na máxima de 20% e na mínima de 12%, há grande probabilidade de ocorrência de incêndios florestais e também de danos físicos a quem vive nas regiões afetadas como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca, nariz e garganta

Vale lembrar que o padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a umidade relativa do ar ideal para o bem-estar do ser humano é entre 50% e 60%. A partir do momento em que ela cai para a casa dos 21% a 30%, é decretado estado de atenção. No caso de ela descer para menos de 20%, o alerta atinge níveis perigosos e críticos para a ocorrência de problemas de saúde.


Foto: Arquivo O Dia

O Inmet recomenda que os moradores dos 51 municípios afetados pelo alerta bebam bastante líquido, evitem fazer atividades físicas em qualquer hora do dia, evitem exposições ao sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para a pele e umidifiquem os ambientes. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser contatada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Confira abaixo as cidades piauienses na área de abrangência do alerta laranja: