Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Árvores para o Amanhã: jovem de 16 anos cria projeto para reflorestar Teresina

As questões climáticas são discutidas há muito tempo, principalmente por causa da ação do homem na natureza. Pensando nestes efeitos negativos ao planeta, a estudante Luiza Gutterres, de 16 anos, criou o Projeto Árvores para o Amanhã. Luiza Gutterres é natural de Teresina, mas mora no Rio de Janeiro.


Árvores para o Amanhã: jovem de 16 anos cria projeto para reflorestar Teresina. Foto: Assis Fernandes/ODIA

“O projeto começou a ser discutido há uns 6 meses quando comecei a pesquisar mais sobre as questões climáticas e ambientais, não só no Brasil como também no mundo. Depois que fiz um relatório de mais ou menos 6 páginas só sobre a degradação ambiental, comecei a contatar pessoas daqui de Teresina que estariam interessadas no projeto”, conta Luiza Gutterres.


Uma das pessoas que estão na ação com a Luiza é a Constance Jacob, uma Botânica, Arquiteta e Urbanista, que trabalhou na prefeitura de Teresina e que adorou a iniciativa. “Trabalharemos juntas para mapear a área de Teresina, e ela realmente me conscientizou mais também sobre a questão do Nim, que é um tipo de planta invasora que está empesteando a cidade”, explica Luiza Gutterres.



A estudante Luiza Gutterres pesquisa há  6 meses sobre as questões climáticas, e criou o projeto volta para capital.Foto: Assis Fernandes/ODIA

O projeto “Árvores para o Amanhã” pretende plantar árvores em regiões que estão em estado crítico; conscientizar a população sobre os impactos negativos das queimadas e do desmatamento em massa, além de educar a população sobre as espécies de árvores que são adequadas para plantio. “Eu quero trazer o projeto de Teresina para começar o reflorestamento, para ajudar a população e a cidade a ter uma vida mais saudável”, conclui a jovem.