Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Aprovados em concurso da PC fazem ato para discutir projeto de Dias

Os aprovados no último concurso público da Polícia Civil, realizado em junho de 2018, estão organizando um ato para a próxima terça-feira (26) na sede da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para discutir a reforma administrativa (PLC 02/2019) que trata sobre o congelamento de gastos do Governo do Estado. Entre os pontos abordados na reforma, está a suspensão de nomeações e promoções durante o período de um ano.

Segundo Iana Pádua, uma das aprovadas no concurso, a manifestação não é contra o projeto em si, mas para que sejam discutidos a fundo como os cortes poderão afetar áreas essenciais para a população, como a segurança pública, a saúde e a educação. “Estamos preocupados, sobretudo, com a situação da segurança do estado, pois a Polícia Civil já se encontra com déficit de servidores, pois já envolve uma demanda da população, que é mais segurança”, afirma.

De acordo com ela, os manifestantes pretendem pedir aos deputados a realização de uma audiência pública para que o projeto seja debatido. Apesar de não haver previsão para convocação para o curso de formação ou para a nomeação, os concursados temem que a reforma atrase ainda mais o processo. Ao todo, 51 pessoas foram aprovadas para o cargo de delegado, 257 pessoas para o cargo de agente e 58 para o cargo de perito.

A reforma administrativa foi apresentada na última segunda-feira (12) pelo governador Wellington Dias na Alepi. O projeto prevê a redução de gastos da máquina pública e o equilíbrio das finanças do Estado. Entre os pontos abordados na reforma política está a suspensão da nomeação e contratação em cargo de carreira civil ou militar, bem como a reintegração decorrente de invalidação administrativa de demissão. O projeto ressalva, no entanto, as reposições decorrentes de nomeação que não implicarem em novas despesas e as reposições recorrentes de aposentadoria ou falecimento de servidores da área de educação, saúde e segurança.