Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Aglomerações em festas de fim de ano preocupam autoridades públicas do Piauí

As comemorações natalinas e de fim de ano tem sido um motivo de preocupação para as autoridades sanitárias de todo o país por conta do novo coronavírus (Covid-19), dada da possibilidade de aglomerações entre familiares ou em celebrações tradicionalmente realizadas neste período. 

(Foto: Nielmar de Oliveira/Agência Brasil)

No Piauí, a tendência é que alguns eventos públicos deixem de acontecer em virtude da possibilidade de uma segunda onda do vírus no estado, que até o último sábado registrava mais de 137 mil casos e cerca de 2.765 vítimas fatais da doença, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

“A realidade piauiense não é diferente do resto do Brasil. Quantos reveillons tradicionalmente realizados estão cancelados? Vários, pois a maioria dos estados já está tomando providências. Se tivermos aglomeração de pessoas nessas festividades, logo em seguida teremos também aglomeração de pessoas nas UTIs”, disse Florentino Neto, secretário de Saúde.

(Foto: Divulgação/Sesapi)

Na última terça-feira (15), organizadores do "Réveillon das Emoções” anunciaram o cancelamento do evento, que seria realizado em Barra Grande, litoral piauiense. A justificativa dada ao público foi de que, mesmo com o aval das autoridades municipais, a manutenção dos decretos estaduais com restrições a este tipo de evento inviabilizaram a realização do mesmo.

Segundo Florentino Neto, o poder público não é contrário à realização de eventos, mas reitera a necessidade de cumprimento às normas sanitárias estabelecidas para evitar a disseminação da doença no estado. “Infelizmente precisamos ser muito claros em relação a essa questão. Temos que continuar usando máscaras, higienizando as mãos com sabão líquido ou álcool em gel, fazendo o distanciamento social. Podemos ter todas as atividades econômicas em funcionamento, mas respeitando os protocolos”, finalizou.