Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Agenda 2030: Núcleo do TJ-PI divulga ações da ONU para erradicar pobreza

A Organização das Nações União (ONU) tem se preocupado com a melhoria da qualidade de vida e a equidade entre as pessoas do planeta. E para colocar em prática essas metas, o órgão criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODU), que busca estimular as pessoas a conviver em uma sociedade melhor.

Pensando em disseminar esses objetivos, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Piauí (NUPEMEC/TJ-PI) iniciou esta semana uma campanha de divulgação da Agenda 2030. As publicações são feitas no instagram do Nupemec. 


 Núcleo do TJ-PI divulga ações da ONU para erradicar pobreza. Foto: Assis Fernandes/O Dia

Segundo o coordenador de políticas judiciárias de cidadania do NUPEMEC, Rinaldo Sousa, “essas são metas que podem transformar completamente o mundo em que vivemos. São metas extremamente ambiciosas. É difícil de alcançar? Sim. Mas o fato de ser difícil, não nos impede de traçá-las e pensar sobre elas”, diz Rinaldo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contam com 17 pontos, que buscam acabar com a pobreza e a fome, reduzir as desigualdades sociais, promover a saúde e o bem-estar, além de criar um mundo com instituições eficazes, que implementem a paz e a justiça.

 Rinaldo Sousa explica ainda que a quarentena é o momento ideal para pensar nas metas da ONU. “Estamos num momento de pensar, num momento de rever condutas e comportamentos prejudiciais. Talvez essa seja a melhor hora de olhar para essas metas com mais seriedade e mais comprometimento. A pandemia do Covid-19 já nos mostra que não é mais viável voltar ao que se era antes. O comportamento do ser humano atingiu um patamar insustentável”.