Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

85% do território do Piauí está sob alerta para baixa umidade, diz Inmet

Nem bem o B-R-O-Bró chegou, o piauiense já vem sentindo os efeitos da alta na temperatura. Previsto para ser um período tão ou mais quente do que os anos anteriores, os meses de setembro, outubro, novembro e meados de dezembro de 2021 devem vir acompanhados de calor e tempo seco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 191 municípios piauienses onde há registro e previsão de baixa umidade para este domingo (08) e os próximos dias. Isso equivale a 85% do território do Estado.As áreas afetadas no Piauí são o Sudeste, o Centro-Norte, o Sudoeste e parte do Norte Piauiense. 


Foto: Reprodução/Inmet

De acordo com o aviso, a umidade relativa do ar em solo piauiense está variando entre 20% e 30%, muito abaixo dos 60% que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como sendo o nível ideal para a saúde dos seres humanos.


Leia também: Baixa umidade do ar pode causar ressecamento das vias respiratórias 


Pela escala da entidade, os níveis de umidade relativa do ar em boa parte do Piauí estão no patamar de atenção. O recomendado nesses casos é beber bastante água, evitar exercícios físicos entre 11h e 15h, umedecer ambientes internos com toalhas molhadas, baldes de água ou uso de aparelhos umidificadores e evitar locais desprotegidos do sol sobretudo nos horários mais quentes do dia.

Ainda segundo o Inmet, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, o Piauí tem risco para a ocorrência de incêndios florestais e danos à saúde. A orientação é buscar informações junto à Defesa Civil pelo número 199 e, em casos de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira abaixo os municípios em alerta para baixa umidade no Piauí