Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Vídeo compara discurso de Lula sobre Bolsa Família, antes e depois de ser presidente

“Lamentavelmente no Brasil o voto não é ideológico, lamentavelmente as pessoas não votam partidariamente, lamentavelmente você tem uma parte da sociedade que, pelo alto grau de empobrecimento, ela é conduzida a pensar pelo estomago e não pela cabeça. É por isso que se distribui tanta sexta básica, é por isso que se distribui tanto tíquete de leite. Porque na verdade, isso é uma peça de troca em época de eleição e despolitiza um processo eleitoral”.

Esta fala foi dada pelo atual presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em um depoimento gravado no ano 2000. Lula critica os programas sociais assistencialistas de combate a fome e a pobreza semelhantes ao Bolsa Família. No depoimento ele diz que essas práticas se assemelham a forma como Cabral tratou os índios para conquistar confiança, mas ao invés de tentar trocar espelhos e bijuterias, trocam alimentos. “Você tem como lógica manter uma política de dominação que é secular”, concluiu assim a sua declaração.

O vídeo abaixo fala do Bolsa Família, nas palavras de Lula, antes e depois dele ser presidente. Qual dos dois pensamentos você acha que é mais coerente?