Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

TRE contabiliza 50 ocorrências com 36 urnas substituídas

O Portal O Dia teve acesso ao balanço parcial do andamento das eleições durante a manhã deste domingo (07). Os dados computados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) apontam que até o momento foram registradas 50 ocorrências, destas, 36 foram substituição de urnas eletrônicas com defeito. As principais causas das ocorrências estão ligadas a falhas técnicas. Como por exemplo, problemas relacionados a impressões de comprovantes da urna ou relacionados a identificação de biometria do eleitor. Houve ainda algumas urnas que não ligaram ou apresentaram problemas no relógio interno , que deve estar sincronizada com o horário de Brasília. 

Até o fim da manhã, o Piauí estava como o quinto Estado brasileiro que mais precisou trocar os equipamentos durante a manhã de pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que, em todo o país, foram contabilizadas 310 substituições de urnas. Além do Piauí, os Estados de São Paulo (49 substituições), Minas Gerais (46), Sergipe (34), Rio Grande do Sul (30), Paraná (17) e Pernambuco (13) foram os que mais tiveram problemas com os equipamentos.

Apesar do número ser considerado alto, o TRE informou que não há registros de eleitores tendo que votar com cédulas de papel no Estado, já que o número de urnas eletrônicas reservas em cada zona eleitoral equivale a 10% do total de equipamentos disponibilizado naquele local, ou seja, uma quantidade suficiente para atender à demanda. Por conta das substituições, algumas sessões eleitorais tiveram atraso na votação.

A votação será encerrada às 17h, conforme horário local de cada região brasileira. São mais de 147 milhões de brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.