Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Piauí tem alteração territorial em 17 municípios, informa IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta sexta-feira (26) novos mapas atualizados dos limites territoriais entre municípios do País. 

O Piauí é o segundo Estado com mais municípios alterados (17, no total), ficando atrás apenas da Bahia, onde 113 municípios sofreram mudanças em suas áreas.

Em seguida, aparecem Alagoas (16 municípios), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Rio Grande do Norte (7), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2). 

Cada alteração envolve no mínimo dois municípios, tendo em vista que pelo menos um deve perder território para que outro ganhe. 

No Piauí, as modificações ocorreram nos mapas de Alegrete do Piauí, Barro Duro, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Curral Novo do Piauí, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Marcolândia, Monsenhor Gil, Olho d'Água do Piauí, Padre Marcos, Passagem Franca do Piauí, Piracuruca, São João da Fronteira e Vila Nova do Piauí.

Segundo o IBGE, as alterações nos mapas ocorrem a partir de  mudanças na legislação, decisões judiciais (liminares e mandados) e de ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao instituto, no âmbito de convênios mantidos com órgãos estaduais.

As alterações territoriais foram encaminhadas ao IBGE até o dia 30 de abril de 2014. Todas foram incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014, e devidamente enviadas ao Tribunal de Contas da União.