Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Pais devem buscar diálogo com os filhos, orienta conciliadora

Para muitos pais, lidas com os filhos pode ser uma tarefa difícil, principalmente se não houver diálogo entre as partes. Mas, isso pode ser diferente, segundo a conciliadora Danyelle Bandeira. Ela, que é autora do livro ‘Mediação Pais & Filhos, prevenindo e revolvendo conflitos familiares’, explica como é possível pais e filhos terem uma relação de amizade.

“Acreditamos e defendemos a ideia de que todos nós, pais, podemos aprender técnicas de mediação e nos tornarmos um mediador dentro da própria família. Com essas técnicas é possível prevenir e resolver conflitos familiares, como a técnica do acolhimento, escuta ativa, validação de sentimentos e perguntas sem julgamento. Essas são as principais, mas, aprendendo essas quatro, é possível haver uma transformação e gerar uma paz familiar”, conta.

A ideia de escrever um livro partiu do próprio convívio familiar. Mãe de dois filhos, a Danyelle Bandeira conta que, na minha experiência profissional como mediadora, estava ajudando pessoas de fora, mas não estava aplicando em casa, o que lhe obrigou a rever seus conceitos.

“Toda a atenção e acolhimento que eu dava para pessoas desconhecidas, eu não praticava com os filhos. Partindo desse pressuposto, eu precisava ser mediadora da minha própria vida e família, então eu comecei a pensar, praticar e desenvolver esse trabalho em forma de livro. Eu passei a ouvir meus filhos, praticando as atitudes e validamos os sentimentos”, frisa. 

Diante de birras dos filhos, é importante que os pais entendam que esse comportamento tem, por trás, um sentimento e que os pais precisam buscar essa mediação, chamando para conversar, buscando entender o que está acontecendo.