Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Projeto de lei quer proibir instalação de banheiros unissex em São Raimundo Nonato

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Vereadores de São Raimundo Nonato está gerando polêmica. O texto proíbe a instalação de banheiros unissex nos prédios da administração direta e indireta da Prefeitura em escolas do Município. O projeto e também veta o uso da linguagem neutra nas escolas municipais de ensino básico, no ensino superior e em concursos públicos. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Rian Marcos Alves da Silva (Progressistas) e Victor Paixão Ribeiro Silveira (PSD).

O texto foi apresentado ao Legislativo Municipal no dia 01 de dezembro e “proíbe a instalação, adequação e o uso comum de banheiros públicos por pessoas de sexos diferentes, que não sejam destinados aos sexos masculino e feminino, nas Escolas Municipais, Secretarias, Agências, Autarquias, Fundações, Institutos e demais repartições públicas do Município de São Raimundo Nonato”.

De acordo com o projeto de lei, fica mantido o uso unissex em estabelecimentos públicos ou privados onde exista um único banheiro, em que cada indivíduo independente do sexo, faz uso da instalação. No entanto, para que o banheiro seja usado por ambos os sexos, deve ser “mantida a merecida privacidade, com a porta fechada”.

Além dos banheiros unissex, o Projeto de Lei apresentado à Câmara Municipal de São Raimundo Nonato versa ainda sobre a o uso da linguagem neutra no ensino da cidade. O texto proíbe a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos. 


Projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Vereadores de São Raimundo Nonato - Foto: Portal SRN

Conforme o projeto, aos estudantes é “garantido o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas legais de ensino estabelecidas com base nas orientações nacionais de educação, pelo Vocabulário Orotográfico da Língua Portuguesa e da gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). A linguagem neutra, segundo o projeto, não se encaixa nisto.

A proibição da linguagem neutra em São Raimundo Nonato se aplica a toda a Educação Básica no município nos termos da Lei Federal nº 9.394/96, assim como no Ensino Superior e aos Concursos Públicos para acesso aos cargos e funções públicas no município.

O projeto ainda seguirá para sanção da prefeita Carmelita Castro.