Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Alemães iniciam produção de tijolos ecológicos na Kolping de Porto

Através dos projetos de intercâmbios da Obra Kolping, “Brasil09”, cerca de oito jovens vindos da Alemanha estão trabalhando, desde a última semana, na produção de tijolos ecológicos na cidade de Porto Piauí.  

Na companhia de jovens portuenses, os recém-chegados da Alemanha, que ficam até o dia 24 de agosto, na cidade, desenvolvem a fabricação de tijolos no intuito de construir um galpão para armazenamento de ferramentas e grãos produzidos a partir dos projetos da própria entidade.

Após esta etapa, a máquina, doada à comunidade, será usada pelos jovens portuenses na produção de tijolos, em larga escala, objetivando a inserção do produto no comércio regional e o crescimento de suas rendas. 

A Comunidade Kolping atua em Porto há 18 anos com projetos de intercâmbio que transformam vidas. Cursos de música, aulas de línguas, projetos culturais, produção de alimentos, plantações, abastecimento d’água, dentre outras importantes ações, são desenvolvidos no município.

Nesta semana o Prefeito Municipal de Porto, Manin Geronço (PSDB), esteve visitando o canteiro obras e conhecendo as instalações da máquina de produção de tijolos ecológicos. “Nossa juventude precisa aproveitar oportunidades como estas para adquirir conhecimento técnico em diversas áreas, e a Kolping vem proporcionando há 18 anos. A produção de tijolos chega para suprir a necessidade de um produto de qualidade, na nossa cidade”, comentou o gestor. 

Os tijolos ecológicos, feito a partir de materiais como a areia, resíduos de usinas, cimento e água, estão sendo cada vez mais utilizados por todas as classes sociais, sendo o uso cada vez mais difundido por ser um produto desenvolvido dentro dos critérios de sustentabilidade.