Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Fumaça do lixão em Pedro II incomoda população

Pelo o quarto ano seguido, o lixão de Pedro II que fica situada às margens da estrada vicinal que liga à comunidade Aroeira, foi incendiado novamente nos últimos dias. A combustão originada pela a queima de lixo recolhido pelo serviço de limpeza pública tem liberado uma fumaça tóxica que empurrada pela a força dos ventos, tem incomodado os moradores da cidade e de algumas localidades da zona rural.

Em 2013, levantou-se uma hipótese de que o fogo no lixão era ocasionado pela a liberação de gás dos resíduos em decomposição ao longo do tempo. No entanto, laudos técnicos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) indicam que não há possibilidade de haver combustão espontânea, retornando para os indícios de motivação criminosa.

A Prefeitura de Pedro II por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFHA) informou que foi composta equipes de homens que auxiliam as máquinas e o caminhão pipa para a contenção das chamas, e que detectado nesta semana que em outros pontos da área são iniciadas os focos criminosos, queimando materiais e lançando fumaça em direção à cidade.

Ainda em 2013 foi elaborado o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que prever a implantação de obras e ações no destino final de resíduos sólidos, no entanto, se esbarra pela a liberação de recursos do Governo Federal.

Mais o certo mesmo é que onde há fumaça há fogo e consequentemente há fumaça também. E quando essa fumaça é mal cheirosa e sufocante ninguém suporta e é isso que vem ocorrendo na cidade de Pedro II vindo do “lixão da Aroeira”.

                                                     

Infelizmente Pedro II ainda não tem um aterro sanitário e por este motivo o lixo produzido na cidade se recolhido é despejado no tal “lixão da Aroeira” e se incendiado, chega a provocar um mal estar na população da zona urbana e até mesmo da zona rural através da fumaça que é produzida no local.














Com colaboração de Hélbio Horácio