Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Cubana apresenta trabalho sobre Mais Médicos em Pedro II

Com atuação há um ano e nove meses pelo Programa Mais Médicos em Pedro II, a médica cubana Marilin Pozo Vego apresentou, nesta terça-feira (22), o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Básica de Saúde Santa Fé.

Como parte do trabalho, Tarilin detectou, que no início de sua atuação “determinados exames não eram realizados, como testes de HIV, toxoplasma e hepatites B e C. Percebemos também algumas dificuldades na adesão, onde muitas gestantes e puerpéras não compareciam as consultas com regularidade”, relatou.

Dentre os objetivos propostos, a avaliação de risco gestacional. “No primeiro mês 20 mulheres participaram da avaliação. No segundo mês, atendemos 26 gestantes e no mês seguinte alcançamos 35”, concluiu.

Para o representante ministerial da Comissão do Mais Médicos no Piauí, João Vitor, “além de um trabalho de conclusão, esses projetos visam melhorias da saúde de cada município”. Isso porque o Programa permite cuidar, não só da doença, mas também da prevenção.

Atualmente, o Piauí conta com 362 profissionais do Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), distribuídos em 144 municípios piauienses.












Fotos arquivos: Sales Neto

Com informações da SESAPI