Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Torcedores dos Blackhawks são banidos por racismo

Quatro torcedores do Chicago Blackhawks foram expulsos da arena do time no sábado e estão banidos dos jogos na NHL, a liga de hóquei no gelo dos Estados Unidos. A acusação é de racismo contra o jogador Devante Smith-Pelly, do Washington Capitals, um dos 18 negros em atividade na competição.

O episódio aconteceu no terceiro quarto do jogo, quando Smith-Pelly foi cumprir uma punição de cinco minutos de exclusão por uma briga. O jogador se irritou com um torcedor próximo ao local que gritava "basquete, basquete, basquete".

- Comentários racistas e qualquer comportamente inapropriado não são tolerados pelo Chicago Blackhawks - escreveu o time em uma nota oficial.

- Não está certo. Se acontece com Devante Smith-Pelly ou qualquer pessoa na rua, você deve se sentir confortável com a sua pele, o seu gênero, sua nacionalidade ou religião, suas crenças. Todos são iguais. Todos devem amar uns aos outros - afirmou.

A NHL também divulgou um comunicado assinado pelo comissário Gary Bettman. No documento, a liga condena a atitude dos torcedores, elogia a decisão dos Blackhawks e diz que não irá tolerar qualquer comportamento desse tipo. Técnico do time de Chicago, Joel Quenneville pediu desculpa publicamente ao jogador.