Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Após eliminação precoce no Mundial, Sarah avalia retorno à categoria ligeiro

O caminho da piauiense Sarah Menezes no Mundial de Judô acabou sendo mais curto do que o esperado. Em Budapeste, na Hungria, a piauiense venceu a alemã Nieke Nordmeyer por ippon na estreia, mas logo em seguida não resistiu a força da japonesa Ai Shishime e foi derrotada por ippon. Esse foi o primeiro mundial da piauiense depois da mudança para categoria meio-leve (até 52kg). 

Após a eliminação no Mundial ontem (29), Sarah não descartou a possibilidade de retornar à categoria ligeiro (até 48kg). A piauiense optou por subir de categoria em agosto do ano passado, logo após as disputas dos Jogos Olímpicos do Rio. Desde janeiro, ela disputa torneios na categoria meio leve como atleta da seleção brasileira. De lá para cá, foram cinco torneios. 

“Mais uma vez, a parte de força acabou sendo o maior problema, senti realmente a diferença. Essa é uma das maiores diferenças da categoria porque não é só movimentação. A questão de voltar (para ligeiro) está sendo estudada ainda”, afirmou Sarah Menezes em entrevista à rádio Cidade Verde. 

Na nova categoria, o melhor resultado da piauiense foi no Grand Prix de Cancún, que aconteceu em junho desse ano. Fora isso, Sarah acumula uma sétima e uma quinta colocação. 

Antes do Mundial, Sarah Menezes chegou a falar o quanto a mudança de categoria a obrigou a alterar seus treinamentos. Dentro da categoria meio leve, a maioria das atletas são mais altas e fortes do que a piauiense. Por conta disso, os treinos de físicos ganharam espaço na rotina de Sarah, que tem como principal característica a parte técnica de movimentação no tatame, algo herdado dos muitos anos na categoria ligeiro (até 48kg).