Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Após censura, ensaio erótico é exposto em projeção no Salve Rainha

A nova temporada do Salve Rainha, Ensaios do Outono, teve início com polêmica. O motivo é o ensaio Rainha Erótica, que foi censurado pelo Facebook, mas exibido em projeção neste domingo (08), embaixo da Ponte JK, na avenida Marechal Castelo Branco. Ao todo, são 74 fotografias de nu artístico.

Foto: Divulgação

O Salve Rainha é uma tecnologia social de valorização do patrimônio cultural de Teresina e tem a finalidade de fomentar a produção cultural e movimentar a economia criativa. A cada domingo, empreendedores culturais têm a oportunidade de oferecer os seus produtos e serviços em uma feira.

Segundo o designer Jader Damasceno (foto abaixo), que assina o editorial junto com o fotógrafo Jonathan Dourado, o conceito do ensaio é mostrar o nu representando seres surreais. “Queremos apresentar o corpo humano de forma natural e sem retoques, ressaltando a beleza das formas sem inervações de qualquer aplicativo ou programas digitais. Sem definir magro, gordo, homem, mulher, gay...", ressalta Jader.

Fotos: Moura Alves/ODIA

Todo o material do ensaio é de reuso. “Produzimos peças, cabeças, e todos os acessórios com lonas, retalhos, caixas, jornais e outros materiais reutilizados”, destaca o designer.

Algumas dessas fotos foram publicadas na página do Salve Rainha no Facebook, mas o material foi denunciado e a página excluída, retornando somente após uma justificativa enviada pelos organizadores. Mesmo assim, as imagens continuam censuradas na rede social.

A partir dessa situação, Jader decidiu projetar todas as fotos sem nenhuma edição ou censura, da forma como foram tiradas, em um telão durante o Salve Rainha. “Isso ninguém pode nos proibir”, disse.

Jamile Soares (foto acima), umas das modelos do ensaio, descreve que a sensação ao fazer fotos nua pela primeira vez, é incrível. “No começo a gente se sente intimidada, mas depois começamos a perceber que todos ali presentes são iguais a nós. É uma sensação de liberdade e coragem”, afirma.

Neste domingo, a galeria recebe nomes como Eulália Pessoal, Avelar Amorim, Lise Mariane e uma coleção inusitada de sabonetes de motel, de Roberta Angel. A Rainha Erótica conta com as poesias de Dario Castro e Lorena Noleto e as projeções de Má Companhia.

No palco, a programação totalmente gratuita e voluntária tem show das bandas Neandethais, La Folie, Dario Medeiros e o Dj Sam Drade, com performances de Joselia de Deus,Nazilene e Zé Reis.

O Salve Rainha já está na 7ª temporada e reúne entre 3 mil e 5 mil visitantes por domingo. Segundo Júnior Araújo, coordenador do projeto, o objetivo é ter alcançado, até setembro, cerca de 200 artistas nas galerias, 200 no palco, além de 150 participações diversas. “Queremos mostrar esse espaço como galeria de arte contemporânea”, disse Junior.