Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Municípios pedem ajuda para resolver transtornos causados pelas chuvas

As fortes chuvas que têm caído no Piauí no início de 2016 alegram não só o homem do campo, mas a todos os setores da sociedade pela reposição da maioria dos reservatórios de água e a expectativa de uma boa safra. Só que junto às chuvas vêm os prejuízos e transtornos e os municípios necessitam urgentemente de ajuda dos governos estadual e federal.

Até o momento a Associação Piauiense de Municípios (APPM) detectou maiores problemas nos municípios de Coronel José Dias, Curimatá, Canavieira, Queimada Nova, Riacho Frio, Júlio Borges e Dom Inocêncio. Esse último está isolado do resto do país e tem dezenas de famílias desabrigadas. A cidade não tem acesso asfáltico para a BR e sempre sofre nos períodos chuvosos.

Prefeita de Canavieira, Gadocha, vistoria queda de acesso a ponte

“As prefeituras estão tentando amenizar os problemas causados pelas chuvas, como estradas interrompidas, queda de pontes, ruptura de barragens, com o escasso recurso que temos e a ajuda da população. Necessitamos de apoio urgente dos governos do Estado e Federal, através da Defesa Civil, do exército e outras instituições”, reclama o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Em Curimatá pelo menos quatro bairros permanecem alagados há vários dias, famílias estão desabrigadas e recebendo apoio da prefeitura. Já a estrada que liga a sede do município de Coronel José Dias e o Parque Nacional da Serra da Capivara, feita recentemente pelo Governo do Estado, se rompeu.

Curimatá

A orientação da APPM é que os municípios prejudicados elaborem um relatório dos danos e enviem para a Secretaria de Defesa Civil do Estado e para a própria APPM que cobrará ações imediatas desse órgão, servindo como ponte entre o município e o governo.

Estrada Curimatá/ Redenção do Gurgueia interditada