Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Uma gota de moral na TV Brasileira

É inquestionável que programas de TV geram influência sobre quem assiste! Quantos artistas já tiveram sucessos musicais pois a música era tema de novela? E marcas de carro que inserem seus veículos em novelas e ganham mercado? Ou o penteado de uma atriz, enfim, TV gera influência e isso é fato. Não gosto do que passa na TV Brasileira de conteúdo produzido localmente, as novelas globais se tornaram uma baixaria (Quando lembro de produções como Renascer de 1993 e A Padroeira de 2001, é triste ver o que virou a produção Global), nem vou citar um certo reality show que está em vias de começar que só traz futilidade diária ao povo brasileiro, este extremamente carente de cultura.

A BAND (TV Bandeirantes), decidiu apostar em novelas importadas da Turquia, tendo êxito com Mil e Uma Noites e agora trilhando o mesmo caminho com a novela Fatmagul - A Força do Amor (originalmente: Que Culpa Tem Fatmagul). A emissora paulista trilha o mesmo caminho do SBT que "imortalizou" novelas mexicanas no país. O enredo típico nacional agora é baseado em traições, filho que sacaneia o pai nos negócios, bala pra todo lado e exploração total de sexualidade de preferência com mulheres nuas ou de trajes íntimos. Mas pois não é que a aposta da BAND trouxe algo interessante para quem gosta de novela?

A novela turca Fatmagul, na verdade é uma série apresentada entre 2010 - 2012 em 80 capítulos de 1h30m no Kanal D, cuja sinopse é a história (baseada em um livro dos anos 70) de uma jovem camponesa (Fatmagul) que é estuprada por 4 homens em uma praia na cidade de Izmir (Esmirna), após a festa de noivado de um dos membros da poderosa família Yasaran. Descoberto o crime a poderosa família move o mundo na tentativa de não ter seus filhos presos e a imagem arranhada, literalmente comprando a todos (A ponto de falirem seu principal negócio) acreditando que uma simples camponesa não irá vencer, paramos a descrição por aqui, pois como já assisti a novela inteira em outro idioma, não vou fazer "spoiler". Vamos aos fatos sobre a questão de imagem e conteúdo da novela

Enfim, a trama turca encanta pelo conteúdo, pelas cenas (volto a elogiar a fotografia da novela), pelo desenrolar dos fatos e sensação de justiça (ainda que estejamos em uma fase turbulenta da personagem principal), pela luta dos direitos das mulheres (onde é transmitida costuma causar grande impacto social, especialmente nos países onde as mulheres sofrem abusos sexuais em números alarmantes). O Brasileiro, cansado de futilidades na telinha tem uma opção as 20:25 (Horário de Brasília, as 19:25 em Teresina) para assistir algo legal, sem imoralidades, com belas atrizes e belos atores (não só a imagem física, mas a capacidade de expressão dos personagens), muito bem dublada e com direito a diversas características da cultura turca tais como:

Tá ok, mas este blog fala de aviões e postura profissional, agora vai falar de novela é? Não! A novela entrou na pauta pela transmissão de valores morais, do fazer valer toda luta em prol da justiça e vitória, transmite uma mensagem, ao contrário do que vejo nas novelas nacionais onde o desrespeito é incentivado em tempo integral e por isso vemos tanto mal atendimento, tanta falta de respeito entre funcionários e clientes, funcionários e líderes. O Brasil é um país cujo povo tem fanatismo por novela, futebol e carnaval, e isso influencia e muito na sua própria postura, ver uma opção alternativa de excelência na TV é um alento.