Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Kit primeiros socorros - o que não pode faltar na caixinha dos peludos

Pode ser que você nunca precise dele, mas manter um kit de primeiros socorros bem abastecido é uma excelente medida para garantir uma resposta rápida em caso de emergência. Quando uma situação de emergência acontece, temos que agir rápido! A caminho da clínica veterinária , você pode ajudar a controlar a situação se tiver alguns materiais em mãos, para isso é de extrema importância montar um kit básico de primeiros socorros.

IMPORTANTE: Esse tipo de intervenção não substitui a ida ao veterinário e sim o auxilia em um socorro imediato até a chegada na clinica.

O primeiro passo a ser tomado é reservar uma caixa somente para os animais de estimação. Não devemos utilizar a mesma caixa de primeiros socorros que usamos para nós humanos, pois podemos nos confundir e utilizar itens humanos nos pets e vice e versa, escolha uma caixinha resistente e fácil de transportar, para garantir a integridade dos itens e agilizar o transporte em um momento de desespero. Além disso, é importante a organização e listagem dos itens para o controle da validade dos itens.

Vamos lá, para montar um kit de primeiros socorros para pets, você vai precisar inicialmente contar com um veterinário de sua confiança e de uma caixa ou maleta para colocar os seguintes itens:

É fundamental consultar um médico veterinário para que você receba a orientação correta dos principais medicamentos e as doses recomendadas em caso de emergência – escreva na embalagem qual a finalidade daquele medicamento e a dose recomendada.

No caso de uma emergência, ligue para o veterinário e procure ficar calmo para não cometer erros.

Ninguém espera ter que usar o kit de primeiros socorros, mas ter um vai trazer mais tranquilidade e você vai estar melhor preparado na hora que o seu pet mais precisar de você.