Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em filme, Tiago Abravanel, Gi Lancellotti e Marimoon refletem sobre haters

Animação Disney aborda temas complexos em aventura no universo da internet; time de peso assume as vozes em português dos personagens.

03/01/2019 08:38

A aposta da Disney para as férias de janeiro é Wi Fi Ralph: Quebrando a Internet, que estreia dia 3 e é continuação de Detona Ralph, sucesso de 2012. No novo longa, Ralph e Vanellope, personagens de videogame que vivem em um fliperama, acabam entrando na internet e se aventurando em sites famosos, redes sociais e jogos online.

Para dar voz aos protagonistas, Tiago Abravanel e Marimoon retomam o trabalho como Ralph e Vanellope. Rafael Cortez é novamente Conserta Félix e Giovanna Lancellotti entra no elenco para ser Shank, que no original tem a voz de Gal Gadot, a Mulher Maravilha. A música tema do filme, Esse é o Lugar, é cantada por Luisa Sonza.

“O filme tem muito humor, tanto ingênuo para as crianças quanto mais ácido para os adultos, têm as Princesas intocáveis da Disney, piadas com referências ao Brasil, como sotaque mineiro e citações à Marisa Monte e Jota Quest. É legal ver a Disney se reinventando e flertando com os novos tempos, colocando acidez, um humor nem tão correto”, destaca Cortez. Já Abravanel se deslumbrou com o visual do longa, que cria uma concepção física da internet. “Primeiro você assiste o filme acompanhando os personagens, se envolve com eles, depois quer assistir o filme outra vez para procurar esses detalhes, a ligação entre o mundo real e a internet”, diz.

Na web, Ralph acaba se deparando com os haters. O personagem entra em uma rede social e viraliza com vídeos engraçados. Apesar do sucesso, acaba recebendo mensagens com críticas e ofensas. “Quando dublei essa cena fiquei muito tocado porque a gente que é artista lida muito com comentários em redes sociais, e você pode se frustrar com isso porque o que você faz não é bem visto por todo mundo, e no filme tem esse personagem inocente fazendo o possível para conquistar a amiga, e de repente ele pensa que as pessoas não se importam com o que ele sente”, diz Tiago, que confessa lidar com frequência com esse tipo de situação. 

“A gente vive se decepcionando com esse tipo de coisa”, completa Rafael Cortez. “Eu sou muito de ignorar, mas tem horas que eu me irrito e entro em embates. Se leio algo muito desagradável sobre mim eu falo ‘você também’ e bloqueio a pessoa para ela nunca poder responder.”


AMIZADE TÓXICA

Indo além da aventura no mundo virtual da internet, o filme aborda a amizade entre Vanellope e Ralph propondo reflexão sobre quando uma relação pode se tornar tóxica. “O Ralph transforma a própria insegurança em um monstro horroroso”, diz Tiago, adiantando os rumos que o filme toma quando Vanellope decide viver em um jogo na internet. “Ele está mais entusiasmado com a relação dele com a Vanellope, que no primeiro filme foi construída, e nesse é ‘minha melhor amiga, faço tudo por ela’, que é o grande mote da história: saber dosar seus limites em uma amizade. Nem sempre o seu sonho é o sonho do seu amigo, e isso precisa ser respeitado”, explica.

 “A Disney tem uma genialidade de trazer de maneira lúdica e leve assuntos humanos intensos”, diz. “O último filme que me tocou dessa maneira foi Divertida Mente, que transforma nossos pensamentos em personagens e faz você entender sentimentos humanos através de uma animação, isso é de tirar o chapéu. Quando terminei de assistir senti que fiz uma pequena terapia.”

“Toda história tem o propósito de ensinar alguma coisa, e a Disney e a Pixar sempre tiveram a missão de dizer alguma coisa. Hoje com esse excesso de informações e coisas tão vazias e superficiais que a gente vê, inclusive na internet, vai vencer quem tem algo importante para falar” defende Marimoon. “Fazer a pessoa que está assistindo pensa ‘será que não estou sendo um pouco assim?’ é muito positivo. Essa reflexão é independente da idade”, diz Giovanna.

PRINCESAS

Marimoon adorou retomar o trabalho tendo agora cenas com as Princesas Disney e cantando um música. “Eu já achava que a Vanellope era a minha cara, e os jogos de corrida são meus favoritos, mas agora ela é a rainha da internet”, diz a dubladora, famosa justamente por ser popular na web. Giovanna Lancellotti sonhava colocar a voz em uma animação Disney. 

“Tenho uma amiga que trabalha no marketing da Disney e eu pedia sempre ‘fala pra me chamarem para dublar uma árvore’”, brinca.  “Me identifiquei com a Shank por ela ser grossa, rude, mas quando se abre é doce, não facilita para a Vanellope mas tem uma relação fofa com ela”, diz a atriz. “Ela é até mais eu do que as personagens que costumo fazer. Se bem que a Rochelle (da novela Segundo Sol) tinha esse lado ‘espertinha’”, diz. “E também é uma honra fazer uma personagem da Gal Gadot, que admiro muito como mulher e atriz.”

O momento entre Vanellope e as Princesas Cinderella, Ariel, Anna, Elsa e outras é o favorito do público. Na cena, as clássicas personagens pedem que a garota cante para se conectar com sua paz interior. “Todo mundo precisa desse momento. Se ainda não teve, ele vai chegar”, brinca Marimoon, e diz trocar a música por meditação quando precisa encontrar seu eixo.  “Já tentei meditar e não consegui”, confessa Giovanna. “Sou muito agitada, mas tenho um altarzinho na minha casa que tem um pouco de tudo, várias crenças, sempre acendo um incenso e fico ali refletindo. Meditar nunca rolou, mas estou nessa missão”, diz, e Luisa concorda: “Também estou tentando, mas ainda não cheguei na minha princesa interior.”

Fonte: QUEM
Mais sobre: